Jornais Regionais

Jornal do Cariri
Redes sociais de prefeitos na mira do STJ e Ministério Público

Nas redes sociais, o advogado Leopoldo Martins, membro efetivo da Comissão Eleitoral da OAB Ceará, alertou prefeitos e servidores para o isco. “Caso servidores públicos ou recursos da prefeitura sejam usados para criar esses conteúdos em perfis pessoais, a Justiça pode entender que há uso indevido de recursos públicos em benefício pessoal”, escreveu.

——-

O POVO
Passageiros são surpreendidos com suspensão de 25 linhas de ônibus

Para Daniel Siebra, presidente da Comissão de Trânsito, Tráfego e Mobilidade Urbana, da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE), a falta de aviso prévio sobre a suspensão pode ser entendida, em termos legais, como um fator que aumentou o prejuízo causado à população.

https://mais.opovo.com.br/jornal/cidades/2025/09/29/passageiros-sao-surpreendidos-com-suspensao-de-25-linhas-de-onibus-em-fortaleza.html

——-

Sites

O POVO
Plano Estadual Pena Justa visa reduzir problemas do sistema penitenciário do Ceará

Também participaram da criação do documento a Secção Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), universidades particulares e públicas, conselhos temáticos estaduais, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, totalizando cerca de 40 instituições e 200 pessoas envolvidas.

https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2025/09/29/amp/tjce-lanca-plano-estadual-pena-justa-para-reduzir-problemas-do-sistema-penitenciario.html

——-

GC Mais
Denúncias de racismo crescem 13% no Ceará no primeiro semestre de 2025, aponta Supesp

Para a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Ceará, Ivna Costa, os números revelam a necessidade de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência contra pessoas LGBTQIAPN+. “A gente aposta fielmente na força transformadora da educação, na desconstrução, da discriminação e do preconceito. Então, ao observar um dado desse, pode ter certeza que as nossas ações são intensificadas, com o objetivo de desmontar toda essa estrutura social que faz com que o fato de você ter uma orientação sexual, uma identidade de gênero diversa, você ali está alvo de preconceito”, comentou.

——-

Unifor
Docentes da Unifor lançam livro durante o Fórum Internacional de Justiça Animal

O evento é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX), Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) e do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB); Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Secretaria de Proteção Animal do Governo do Estado do Ceará (SEPA) e Secretaria de Meio Ambiente e Mudança de Clima (SEMA).

https://unifor.br/-/docentes-da-unifor-lancam-livro-durante-o-forum-internacional-de-justica-animal

——-

TJCE
Provas da segunda etapa do concurso público para Juíza(iz) Substituta(o) do TJCE são aplicadas em Fortaleza

No domingo, a desembargadora Tereze Neumann e o procurador de Justiça Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, representante do Ministério Público do Ceará (MPCE), acompanharam as provas no Centro Universitário Estácio de Sá; já a desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, o desembargador José Tarcílio Souza da Silva e a juíza Roberta Ponte Marques Maia estiveram na UNI7; enquanto o advogado Carlos Eduardo Romanholi Brasil, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), e o servidor Marcelo Cysne Linhares de Alencar foram à Unifametro.

——-

TJCE

Ação 60+: evento reúne serviços, cultura e informação para a pessoa idosa

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, realiza nesta sexta- feira (03/10 ), na Praça do Artesão do shopping Iguatemi Bosque, a iniciativa “Ação 60+”, que reúne atividades culturais, serviços de saúde e atendimentos jurídicos. A programação é aberta ao público, em especial às pessoas com mais de 60 anos. O evento conta com a parceria do Iguatemi, do Laboratório Emílio Ribas e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).

——-

Frisson Online
Prêmio Melhores Prefeitos do Ceará celebra 38ª edição com noite de homenagens em Fortaleza

A escolha dos gestores vencedores contou com o trabalho de 56 jurados de peso, entre eles nomes de destaque no cenário político e jurídico, como Raul Araújo (ministro do STJ), Camilo Santana (ministro da Educação), Jade Romero (vice-governadora do Ceará), Romeu Aldigueri (presidente da Alece), além de personalidades como Ciro e Cid Gomes, Tasso Jereissati, Christiane Leitão (OAB-CE), Ricardo Cavalcante (FIEC) e Assis Cavalcante (CDL).

https://www.frissononline.com.br/eventos/166112/premio-melhores-prefeitos-do-ceara-celebra-38-edicao-com-noite-de-homenagens-em-fortaleza

——-

Prefeitura de Sobral
Sobral celebra o Dia do Idoso com programação no Centro Dia do Idoso Rosa Maria Rodrigues

A atividade terá início às 9h, com apresentação musical de Thamires Ellen (voz e violão), seguida de palestras com a Dra. Lourrany Muniz, vice-presidente do CMDPI, que abordará o papel do conselho na garantia de direitos da pessoa idosa, e com o Dr. Xaxandre Pinto de Queiroz Albuquerque, presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE. A programação contará ainda com a participação da Liga de Fisioterapia da Uninta, oferecendo massagem relaxante aos presentes.

https://sedhas.sobral.ce.gov.br/noticias/principais/sobral-celebra-o-dia-do-idoso-com-programacao-no-centro-dia-do-idoso-rosa-maria-rodrigues

——-

Sobral Revista

Advogado sobralense lança livro sobre regularização de imóveis em terrenos de marinha

O advogado sobralense Victor Ponte será protagonista de um importante momento para a advocacia cearense. Nesta segunda-feira (30), às 17h, na sede da OAB/CE, em Fortaleza, ele lança o livro Regularização de Imóveis em Terrenos de Marinha, obra que promete se tornar referência no campo do direito imobiliário.

https://sobralemrevista.com.br/2025/09/30/advogado-sobralense-lanca-livro-sobre-regularizacao-de-imoveis-em-terrenos-de-marinha-2/

——-

Ipu Notícias
Denúncias de racismo crescem 13% no Ceará no primeiro semestre de 2025, aponta Supesp

Para a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Ceará, Ivna Costa, os números revelam a necessidade de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência contra pessoas LGBTQIAPN+. “A gente aposta fielmente na força transformadora da educação, na desconstrução, da discriminação e do preconceito. Então, ao observar um dado desse, pode ter certeza que as nossas ações são intensificadas, com o objetivo de desmontar toda essa estrutura social que faz com que o fato de você ter uma orientação sexual, uma identidade de gênero diversa, você ali está alvo de preconceito”, comentou.

http://www.ipunoticias.blog.br/2025/09/denuncias-de-racismo-crescem-13-no.html

——-

Portal In
OAB-CE e Prefeitura celebram sanção de lei que garante prerrogativas da advocacia em Fortaleza

– Christiane Leitão e Evandro Leitão assinam nova política advocatícia da OAB para atuação em Fortaleza. Fotos: Ascom OAB-CE

– A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão, assinou, ao lado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), a Política Municipal de Garantia das Prerrogativas da Advocacia (Lei nº 11.567/2025). A iniciativa, pioneira no município, assegura, promove e protege o livre exercício da profissão.

– Christiane Leitão relatou, ainda, que a proposta será ampliada para as 17 subsecções do Estado. “[…] Hoje somos 56 mil colegas advogados e advogadas em todo o Ceará e essa valorização é muito importante para a classe e para a sociedade, já que lutamos por direitos e acesso à justiça”.

https://www.portalin.com.br/in-connection/oab-ce-e-prefeitura-celebram-sancao-de-lei-que-garante-prerrogativas-da-advocacia-em-fortaleza/

——-

MPCE

MP do Ceará fortalece atuação junto ao Judiciário com instalação de nova sala no Tribunal de Justiça

O presidente em exercício do Tribunal, Mauro Liberato, falou sobre a importância da integração entre os órgãos do sistema de Justiça. “Hoje estamos fortalecendo ainda mais o nosso sistema de Justiça. O Ministério Público, sempre presente como defensor do regime democrático, dos direitos fundamentais e fiscal da ordem jurídica, merece ocupar um espaço digno dentro do Tribunal de Justiça. Procuradores e procuradoras, sintam-se calorosamente acolhidos neste ambiente de integração institucional. Já contamos aqui com a presença da OAB, da Defensoria Pública e, agora, do MPCE — todos unidos por um propósito comum: servir à Justiça e ao povo do Ceará.”

——-

Informe Ceará
MP do Ceará fortalece atuação contra a criminalidade com promoções e remoções de promotores de Justiça em Fortaleza e Sobral

A mesa da solenidade foi composta pelo procurador-geral de Justiça Haley Carvalho; pela corregedora-geral Maria Neves Feitosa; pela ouvidora-geral Loraine Jacob Molina; pela subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; pelo secretário-geral do MP, Ricardo Rabelo; pelo 2º vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Edilson Izaías, que representou a presidente da entidade, Ana Vládia Gadelha Mota; e pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, David Sombra Peixoto.

https://informeceara.com.br/mp-do-ceara-fortalece-atuacao-contra-a-criminalidade-com-promocoes-e-remocoes-de-promotores-de-justica-em-fortaleza-e-sobral/

——-

Conteúdo IMOB
Assembleia de instalação, síndico e assessoria jurídica: os três pilares para um condomínio de sucesso

Advogada, inscrita na OAB/CE sob o número 10.570, com experiência em Direito Previdenciário, com ampla atuação e conquistas no âmbito de aposentadorias especiais e benefícios de segurados especiais, e atuação no terceiro setor. Ampla atuação também no Direito Imobiliário, assessorando imobiliárias e corretores, na esfera administrativa e judicial.

——-

Ministério Público do Estado do Ceará
MP do Ceará fortalece atuação contra a criminalidade com promoções e remoções de promotores de Justiça em Fortaleza e Sobral – MPCE

A mesa da solenidade foi composta pelo procurador-geral de Justiça Haley Carvalho; pela corregedora-geral Maria Neves Feitosa; pela ouvidora-geral Loraine Jacob Molina; pela subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; pelo secretário-geral do MP, Ricardo Rabelo; pelo 2º vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Edilson Izaías, que representou a presidente da entidade, Ana Vládia Gadelha Mota; e pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, David Sombra Peixoto.

——-

Redes Sociais

——-

Portal In
Prefeitos de 41 municípios cearenses são homenageados no Prêmio Destaque Político 2025

– Fotos

https://www.instagram.com/p/DPOnyOCDo1R/?img_index=1

——-

Blogs

Ceará é Notícia
MP do Ceará fortalece atuação contra a criminalidade com promoções e remoções de promotores de Justiça em Fortaleza e Sobral Publicado em: 29 de setembro de 2025 | Categoria(s): Destaques, Edital, MP do Ceará, Procurador-geral de Justiça, Promoções e Remoções

A mesa da solenidade foi composta pelo procurador-geral de Justiça Haley Carvalho; pela corregedora-geral Maria Neves Feitosa; pela ouvidora-geral Loraine Jacob Molina; pela subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; pelo secretário-geral do MP, Ricardo Rabelo; pelo 2º vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Edilson Izaías, que representou a presidente da entidade, Ana Vládia Gadelha Mota; e pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, David Sombra Peixoto.

http://www.cearaenoticia.com.br/2025/09/mp-do-ceara-fortalece-atuacao-contra.html