A OAB Ceará esteve representada no XXII Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió (AL). O evento reuniu jovens advogados e advogadas de todo o país para uma imersão em temas atuais do Direito e da advocacia contemporânea, promovendo debates, troca de experiências e fortalecimento institucional.
A Seccional cearense foi representada pelo secretário-geral adjunto da OAB Ceará, Francivaldo Lemos, pela conselheira federal Vládia Feitosa, pelo presidente do Conselho Consultivo da OAB Jovem, Eric Freire, pela assessora especial da Presidência junto ao Conselho Pleno, Júlia Barreto, e contou também com a presença do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Sérgio Costa, além do presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, Luccas Conrado, e do membro do Conselho Consultivo da OAB Jovem, Plínio Paccioly.
Durante a programação, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou da abertura do evento, que contou ainda com palestra magna do advogado criminalista e escritor Augusto Botelho. A programação abordou temas essenciais para o fortalecimento da jovem advocacia e para a compreensão dos desafios contemporâneos da profissão, destacando a importância do diálogo entre as seccionais e o Conselho Federal.
Além da participação no ENJA, Francivaldo Lemos e Sérgio Costa também estiveram em Maceió para participar do XIV Encontro de Corregedores Seccionais da OAB e do XIX Encontro de Presidentes de Tribunais de Ética e Disciplina, realizados de forma conjunta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), na última quarta-feira (15). Para mais detalhes sobre esse momento, clique aqui.
A assessora especial da Presidência, Júlia Barreto, ressaltou a relevância do espaço de diálogo proporcionado pelo encontro. “O ENJA é um momento de escuta e construção coletiva. A OAB Ceará tem se destacado por abrir caminhos de atuação efetiva para os jovens advogados e advogadas, e esse evento reafirma o quanto a troca de experiências entre os estados é essencial para fortalecer essa política”.
O presidente do Conselho Consultivo da OAB Jovem, Eric Freire, também enfatizou a importância da integração nacional. “A presença da nossa Seccional no ENJA representa o compromisso da OAB Ceará com o futuro da advocacia. A troca de ideias e práticas com colegas de todo o Brasil enriquece nossa atuação local e amplia nossa capacidade de articulação em defesa dos interesses da jovem advocacia”.
II Colégio Nacional de Presidentes da Jovem Advocacia
Antes da abertura oficial do ENJA, ocorreu o II Colégio Nacional de Presidentes de Comissões e Conselhos da Jovem Advocacia, reunindo representantes das 27 seccionais da OAB. O encontro teve como objetivo promover a troca de ideias, o compartilhamento de experiências e a proposição de ações conjuntas em prol do fortalecimento da jovem advocacia brasileira.
O Ceará foi representado pelo presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, Luccas Conrado, que destacou a relevância da reunião para a formulação de políticas voltadas à valorização dos profissionais em início de carreira. “O Colégio de Presidentes Nacionais foi um momento de extrema importância para que as lideranças jovens do nosso país pudessem debater as temáticas mais atuais e relevantes que os jovens advogados e advogadas brasileiras convivem diariamente. O momento reforçou a necessidade de desenvolvimento de medidas que tratem, cada vez mais, do fortalecimento e da valorização do jovem advogado”.
Durante o Colégio, foram debatidos temas como a Campanha Nacional de Valorização da Jovem Advocacia, política de descontos na ESA Nacional, protocolos de segurança profissional, empregabilidade e honorários advocatícios, temas que também têm sido pauta constante da OAB Ceará por meio de suas comissões e conselhos voltados à jovem advocacia.