Nesta quarta-feira (29), a OAB-CE, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), e em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), realizou o evento “Outubro Rosa: Advogada que se cuida, inspira!”, na sede da CAACE. A ação teve como objetivo promover acolhimento, conscientização e cuidado integral voltado às advogadas e às mulheres em geral, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A programação integrou serviços de bem-estar, experiências de autocuidado e rodas de conversa com especialistas, em um ambiente voltado à saúde física, emocional e estética. Durante o evento, foram oferecidos atendimentos gratuitos como limpeza de pele, massagem, esmaltação, design de sobrancelhas, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, bioimpedância e IMC, além de orientações nutricionais e espaço de escuta conduzido pela Associação Marta.
O público também teve acesso a expositores de produtos e serviços voltados ao universo feminino, como moda, acessórios e beleza, e pôde participar de ações solidárias em apoio às instituições Nossa Casa e Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), que acolhem e assistem mulheres em tratamento contra o câncer. As participantes também puderam realizar doações para essas entidades e concorrer a sorteios ao longo da tarde.
A abertura oficial contou com o coral Recomeçar, formado por pacientes oncológicas. As boas-vindas da vice-presidente da CAACE, Francisca Castelo Branco, destacou a importância de momentos de acolhimento e reflexão sobre o autocuidado feminino. Representando a Comissão da Mulher Advogada, a coordenadora do Núcleo de Saúde da CMA, Priscilla Farias, e a vice-presidente da Comissão, Ana Paula Brito, reforçaram que o Outubro Rosa é um convite à conscientização, solidariedade e fortalecimento entre as mulheres.
A presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, esteve presente no evento e salientou a importância de momentos como esse para o fortalecimento do compromisso humano da Ordem com a advocacia feminina. “O Outubro Rosa é um momento de reflexão, mas também de união e acolhimento, em que mostramos que cuidar de si é um ato de amor e de coragem”, destacou
Durante as falas de abertura, Francisca Castelo Branco enfatizou que o evento representa um movimento de conscientização muito importante para prevenir e promover o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais do que um evento de autocuidado, a iniciativa representa um espaço de acolhimento, empatia e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. ”A prevenção é um ato de amor, de carinho e de cuidado, e iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre a advocacia e a sociedade”, reforçou.
Priscilla Farias explicou que a proposta do evento é inspirar mulheres a se cuidarem e a se apoiarem mutuamente. “A gente inspira outras mulheres a se cuidarem e também inspira aquelas que estão em tratamento a continuarem firmes. O evento reúne pacientes oncológicas, grupos de apoio como o Coral Recomeçar e as Oncofriends, e oferece serviços, experiências e oportunidades de doação. É um momento de cuidado, solidariedade e acolhimento”, destacou.
As rodas de conversa com profissionais de diversas áreas, abordaram temas sobre saúde, autoestima e bem-estar. Entre as convidadas estiveram Kareninne Vieira, oncologista, durante sua participação, a médica alertou para a importância dos exames regulares e do estilo de vida saudável como formas de prevenção. “O aumento de casos de câncer de mama está relacionado a fatores como sedentarismo, obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas e estresse. Precisamos estar atentas aos fatores de risco e manter hábitos saudáveis como forma de prevenção”, orientou.
O evento reforçou o compromisso da OAB Ceará, por meio da CAACE, da ESA-CE e da Comissão da Mulher Advogada, com a valorização da mulher advogada e a promoção da saúde e do bem-estar de toda a sociedade. A ação também destacou o papel social da advocacia na promoção de iniciativas que unem solidariedade, cuidado e cidadania.