A OAB Subsecção Vale do Salgado, por iniciativa do seu presidente, Kleber Colares, realizou, no dia 19 de novembro, um Aulão de Noções de Defesa Pessoal para Mulheres, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF), com o Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e com a Prefeitura Municipal de Icó. A atividade ocorreu no auditório da UNIVS e reuniu mulheres interessadas em adquirir técnicas práticas de autoproteção e conhecimentos sobre prevenção à violência.

A ação, idealizada como parte da agenda de fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, teve como objetivo informar, proteger e conscientizar sobre a importância da responsabilidade coletiva na promoção da segurança, oferecendo orientações acessíveis e didáticas, especialmente voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A vice-presidente da subsecção, Isadora Albernaz, marcou presença e destacou a dimensão transformadora da iniciativa. “Foi mais do que um curso, foi uma experiência de aprendizado, acolhimento e fortalecimento. Advogadas, alunas e servidoras públicas dedicaram seu dia para aprender técnicas essenciais de segurança. Esse aulão reforça o compromisso da OAB Vale do Salgado com a autonomia feminina e com a construção de ambientes mais seguros”, reforçou.

As vagas foram limitadas a 40 participantes, com turmas nos turnos da manhã e tarde, reforçando o caráter formativo e a atenção individualizada durante as atividades.

A diretoria da Subsecção Vale do Salgado foi representada pela vice-presidente, Isadora Albernaz, e pela secretária-geral adjunta, Elis Josefine. Participaram ainda, Maykel Bruno Rosal Lopes, chefe da Seção de Gestão de Pessoas da PRF no Ceará; Delano Bastos Moreno, chefe de Gabinete da PRF no Ceará; Vanessa de Queiroz Moreira, chefe da 5ª Delegacia da PRF; e Mara Raquel, secretária das Mulheres do Município de Icó.

A OAB Vale do Salgado reforça que o evento só foi possível graças à articulação direta do presidente Kleber Colares, que mobilizou as instituições parceiras para viabilizar a iniciativa. A parceria fortalece o compromisso da OAB com ações formativas, preventivas e de promoção da cidadania para as mulheres da região.