Com casos reais que revelam a mediação como processo vivo e transformador, o livro “Memórias de um rio: entre margens e mediações”, de Rafaela Mota Holanda, traz um método prático baseado em presença, criatividade e improviso consciente. A obra será lançada no próximo dia 28, às 18h, na sede da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), contando com sessão de autógrafos, palestras e roda de conversa sobre os impactos da mediação na sociedade. As inscrições são gratuitas, disponíveis na plataforma de ensino da ESA-CE.
No livro, Rafaela Mota narra casos reais de mediação com princípios que sustentam decisões humanas e efetivas, convidando à condução de sessões que cuidam de pessoas sem perder de vista os resultados.
“O livro é reflexo da minha urgência em registrar e compartilhar reflexões que surgiram no meio do meu caminho enquanto mediadora de conflitos. Parto de histórias reais (método que aprendi com o meu pai) e converso sobre a teoria com o leitor de forma pedagógica, como quem está sentada numa cafeteria tomando um bom café e dividindo aquilo que atravessou o coração. O livro é caminho, mas é também ponto de partida. Ele é um convite a olhar pra dentro”, explica a autora.
O evento de lançamento também contará com a participação de Rachel Rodrigues, que escreve o prefácio do livro, ministrando a palestra de abertura “As palavras que transformam”, além da presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo, e Geanne Catunda, na roda de conversa com o tema “A mediação como palco da experiência humana”.
Adhara Camilo ressalta que “na mediação, aprendemos que memória não é apenas passado, é matéria viva de construção e reconstrução. O livro da Rafa nos conduz por esse mesmo fluxo: olhar para o que foi vivido para transformar a forma como seguimos adiante.”
Para Rachel, a obra “é um convite para perceber que conflitos não são barreiras, mas travessias. Mergulhada nas histórias que seu pai contava, ela escutou ativamente a mensagem subliminar: um dia seria ela a contar a própria história. É a essência desta inspiradora relação entre pai e filha que a autora traduz em cada página deste livro, ao transformar audiências de mediação em cenas vivas onde o drama humano se desdobra numa complexidade que só a alma pode abarcar”.
A ação educacional é promovida pela ESA-CE, com certificado para os inscritos que registrarem 75% de presença.