Pela primeira vez na história, a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará realiza programa de televisão para divulgar os candidatos ao Quinto Constitucional. Na noite desta segunda-feira, 20, pelo menos 20 dos 21 postulantes ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) apresentaram suas propostas, ao vivo, pela TV União.

Numa parceria com a Faculdade Farias Brito, a OAB-CE promoveu o programa com duração de uma hora – das 19h30 às 20h30, transmitida do Teatro Nadir Saboya. A apresentação foi dividida em três blocos. Os dois primeiros contaram com sete candidatos, cada. No terceiro e último bloco, foram seis postulantes.

Cada candidato teve dois minutos e quinze segundos para expor suas idéias e apresentar sua trajetória profissional. Eles responderam a uma única pergunta: “Por que deseja ser desembargador?” A ordem de apresentação foi definida em sorteio entre os candidatos, realizado uma hora antes do início do programa.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o programa teve como objetivo aproximar candidatos e eleitores, além de estimular o interesse da sociedade para com o Quinto Constitucional e evidenciar de forma transparente a isonomia dos pleitos eleitorais da Secional Ceará da Ordem.

No primeiro bloco, apresentaram-se os candidatos Luiz Antônio Lima, Josué Lima, Leandro Vasques, José Menescal, Fernando da Escóssia, Armando Costa Jr. e Moaceny Felix. No segundo bloco, falaram Expedito Dantas, Gina Pompeu, Paulo Airton Albuquerque, Moacir Albuquerque, Virgílio Maia, Robério Carvalho e Francisco Zacarias Araújo. Enquanto no terceiro e último bloco, apresentaram-se Flávio Jacinto, Aprígio da Silva, Waldir Xavier, Nogueira Bezerra, Cid Marconi e Fábio Cavalcante.

O programa foi encerrado pelo presidente Valdetário Monteiro, que conclamou aos advogados e advogadas a participarem da consulta na próxima sexta-feira, 24. Cada profissional pode escolher até três candidatos ao cargo de desembargador. A eleição ocorrerá das 8 às 16 horas. Em Fortaleza, o local de votação será o clube Náutico. Já no Interior, a consulta ocorrerá em todas as sedes das Subseções.