Valdetário palestra na IX Semana de Direito UFCO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, ministrou palestra na manhã desta terça-feira (6), durante a realização da IX Semana de Direito da UFC. Valdetário esteve acompanhado pelo diretor executivo da Fesac, Vanilo Carvalho; e da professora da UFC, Camila Freitas.

Valdetário Monteiro abordou o papel social da OAB na perspectiva da Secional cearense e destacou que a instituição não representa apenas os direitos dos advogados e advogadas, mas os interesses da sociedade. “A responsabilidade social da Ordem é consequência de um fato material e por ter estrutura legal”, avalia, ponderando que o trabalho realizado pelos advogados que integram a OAB-CE, por meio das comissões, traduz-se em defesa intransigente dos Direitos Humanos.

Para a professora de Direito da UFC, Camila Freitas, as ações da OAB-CE perpassam pela responsabilidade social, refletindo que este é um pressuposto para a existência da instituição. “Por isso que a OAB-CE é uma instituição grandiosa e importante para advogados e sociedade”, disse.

De acordo com o diretor executivo da Fesac, Vanilo Carvalho, a OAB-CE tem tido cada vez mais um papel preponderante na questão social e que esta responsabilidade da OAB-CE é recíproca à medida em que a OAB-CE também é cobrada pela população para defender os direitos.