Exame de OrdemA Comissão de Exame de Ordem da OAB Ceará, em reunião na tarde desta quarta-feira (1), apresentou as principais condições e regras acerca do procedimento de análise dos pedidos de Inscrição Definitiva e Expedição de Certificado de Aprovação.

Segundo o presidente da Comissão, Guilherme Eliano, foi deliberada a expedição de certificado autônomo de aprovação para examinandos que ainda não concluíram o curso de Direito. O certificado de aprovação somente será expedido para examinandos que já tenham colado grau, devendo a conclusão de curso ter ocorrido nos termos exigidos pelo edital do certame.

Os examinandos que necessitarem de alguma comprovação antes da colação de grau será expedida uma certidão pela Secretaria da Comissão atestando a aprovação obrigatoriamente acompanhada da afirmação de que o examinando aprovado, para obtenção de aprovação ou da inscrição definitiva.

Solicitação online

A OAB Ceará disponibiliza aos novos(as) advogados(as) aprovados(as) no Exame de Ordem, a solicitação online da carteira. O intuito é diminuir cerca de 20% de espera do prazo do processo. O sistema já começa a valer para os aprovados no último Exame, que ocorreu no dia 17 de maio e destina-se somente para as inscrições de novos profissionais e estagiários. Solicitações de segunda via devem ser realizadas pessoalmente, na sede da instituição.

Com o benefício, a espera pelo documento será de 20 a 25 dias, enquanto que, pela solicitação presencial a conclusão do processo seria de 35 dias. A iniciativa beneficiará principalmente profissionais do Interior do Estado que não precisarão se deslocar à Capital para realizar a solicitação do documento.

Para solicitar a vermelhinha, o(a) advogado(a) deverá acessar o link no site da OAB-CE e preencher o formulário online com as seguintes informações: dados pessoais; informações acadêmicas (instituição em que concluiu o curso de Direito); endereços profissionais; e, por último, anexar a documentação solicitada que deverá ser obrigatoriamente no formato PDF.

Ao finalizar o preenchimento dos dados, é necessário que o(a) advogado(a) confirme as informações. Após concluir o processo, uma senha será enviada para o e-mail cadastrado. Com a senha, o(a) advogado(a) poderá fazer o acompanhamento do processo no site da OAB Ceará.

Solicite sua vermelhinha aqui: http://dataged.oabce.org.br/Dataged_novo/processos/Formulario_Site_Inscricao_Advogado_OAB.asp