Posse_Ajaforte NorteA Ajaforte, entidade que, até dia 17 de junho, representava os jovens advogados da região metropolitana de Fortaleza, resolveu, a partir daquela data, expandir sua área de atuação para todo o estado do Ceará. Patriarca Brandão, presidente da Ajaforte, explica que a decisão foi fruto de debates internos entre a diretoria e seus associados. “Com essa iniciativa, pretendemos fortalecer a atuação dos jovens advogados e advogadas, estejam onde estiverem”, ressalta.

Desde então, a Ajaforte já abriu diretoria na região Norte do Estado, e já estuda a abertura de outras no Cariri, Inhamuns, Sertão Central e municípios da região metropolitana de Fortaleza. A posse da diretoria da Ajaforte Norte aconteceu na última terça-feira (30), em Sobral, no auditório do Centro de Educação à Distância (CEAD).

A solenidade contou com a palestra sobre as prerrogativas dos advogados, proferida pelo Tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, em mesa formada com os debatedores, o defensor público Pedro Aurélio, membro da Comissão de Prerrogativa da OAB Sobral, Frank Sinatra, e do presidente do Conselho Diretivo da Ajaforte, Breno Chaves, encerrando com a palestra do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro.

O evento foi prestigiado com a presença do presidente da OAB Subseção Sobral, José Inácio Linhares, do Tesoureiro da Subseção de Sobral, Domingues Ponte e do Delegado da CAACE em Sobral, Rafael Ponte. Contou ainda com a presença do Diretor do Fórum Federal, Juiz Federal Sergio Milfont, Procurador Chefe da AGU, Evandro Ximenes, do defensor público Pedro Aurélio, e do membro da Escola Nacional da Advocacia, Caio Falcão.

A Ajaforte foi criada em 2009. Durante esses cinco anos de existência, a entidade tem tido papel importante junto à classe, fazendo-se representar no Conselho Estadual da OAB Ceará, por meio de seus associados com mais de cinco anos de inscrição na OAB, bem como, papel fundamental no apoio ao advogado em início de carreira.

Uma outra mudança no estatuto da entidade foi a aprovação do fim da reeleição. “Queremos com isso dar exemplo a reforma política em trâmite no Congresso Nacional, além de dar oportunidade a novos Jovens Advogados chegarem ao topo da representatividade da associação”, salienta Patriarca Brandão.

Patriarca Brandão, eleito para o período 2014-2017, afirma que a associação exerce papel relevante junto à sociedade cearense, por meio do projeto Atitude Social. São ações que beneficiam camadas menos favorecidas da população cearense, com atendimento jurídico, por exemplo. Além disso, a atual diretoria da Ajaforte postulou à OAB Ceará, no fim do ano passado, o refinanciamento de dívida de anuidade dos jovens advogados, tendo sido não só aprovado pelo Conselho Estadual como estendido à classe em geral.

Já em 2015, a Ajaforte realizou o pré-carnaval reunindo toda a advocacia da região metropolitana de Fortaleza, bem como, a páscoa junto às crianças do hospital Albert Sabin em mais uma edição do projeto Atitude Social. Também foi lançado o livro “Guia Prático do Jovem Advogado”, em parceria com a OAB Ceará, sendo distribuído gratuitamente mais de 10 mil exemplares, além de ser disponibilizado na forma virtual para todo Brasil, participando, desta forma, da I Conferência Nacional do Jovem Advogado em Porto Seguro na Bahia.

Outra iniciativa da atual gestão da Ajaforte foi a criação do “Debate Jurídico”, evento realizado uma vez por mês na Livraria Leitura, do Shopping RioMar, com o objetivo de aproximar os jovens advogados e o restante da classe e autoridades do Judiciário. Nas ultimas edições, o evento contou com as presenças dos renomados advogados Cleto Gomes, que abordou o tema “Gestão Jurídica e os desafios da advocacia,” e Valdetário Monteiro, presidente da OAB Ceará, que falou sobre “As conquistas da advocacia no novo Código de Processo Civil”. Patriarca Brandão informa que a próxima edição do Debate Jurídico contará com a participação do juiz federal Marcos Mairton.

Diretoria da Ajaforte Norte

Diretor Presidente Regional: Jósimo Farias Filho; Vice Diretor Presidente Regional: Maria José Pinho Souza; Diretor de Relações Institucionais: Francisco Augusto Liberato Fernandes de Carvalho; Secretária Geral: Ana Mara Gomes Marinho; Primeiro Secretário: José Dacio Vasconcelos Filho.

Conselho Consultivo Regional: Daliana Oliveira Rodrigues; Rafael Victor de Andrade Medeiros e Almeida; Thiago Rocha Carneiro Liberato; Francisco Maxwanio Parente de Vasconcelos; Artur Parente Ponte.