A primeira audiência itinerante do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen) ocorreu na manhã desta sexta-feira (15/07), e teve como principal pauta a situação das cadeias públicas de Beberibe e Aracati. A Comissão de Direito Penitenciário da OAB Ceará participou da audiência.
Na ocasião, foi apresentado um relatório sobre a situação do sistema penitenciário nos referidos municípios pelo representante do Ministério Público Federal, Luiz Carlos Oliveira.
Dirigida pela presidente do Copen, Camila Gomes Barbosa, a reunião contou ainda com o representante da Secretaria de Justiça, Augusto César Coutinho, e os representantes da OAB Ceará e membros da Comissão de Direito Penitenciário, Paulo Meyer e David Alcântara.
Na ocasião, também houve a nomeação de Augusto César Coutinho no Copen. A audiência pública realizada pela Comissão de Direito Penitenciário da Ordem para debater o sistema carcerário do Estado do Ceará foi abordada.
O representante da Comissão, Paulo Meyer, falou sobre o trabalho que vem sendo feito nos presídios. “Nós temos feito um trabalho de acompanhamento e visita nas unidades prisionais, a fim de alimentar um relatório final que será apresentado para os órgãos competentes tomarem as medidas cabíveis”, explica.