Lauro Maciel SeverianoO ex-presidente da OAB Ceará, Lauro Maciel Severiano, será homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza. A homenagem será o nome de uma rua no bairro de Fátima. O projeto para nomear a rua em alusão à memória da advocacia alencarina foi de autoria do vereador Joaquim Rocha, em 2011, e retomado pelo vereador Benigno Júnior, conforme o Decreto nº 674, de 22 de dezembro de 2014, e promulgado pelo Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante.

Lauro Maciel Severiano foi presidente da OAB-CE de 1960 a 1962. Foi agraciado com a comenda Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 7) em 1993, além de ter recebido uma medalha de Honra ao Mérito também pela mesma instituição em 1992, seguido do reconhecimento de advogado padrão pela Ordem em 1998. Lauro Maciel Severiano faleceu em 8 de setembro de 2000.

A sugestão em homenagear o ex-presidente da OAB-CE foi do advogado Francisco César Azevedo Lima, integra a equipe do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA). Para o presidente Valdetário Andrade Monteiro, a homenagem a Lauro Maciel é um privilégio em virtude de a Câmara Municipal de Fortaleza contribuir para a construção e manutenção de uma cultura jurídica por meio do resgate histórico daqueles personagens que contribuíram para a memória viva do Ceará.

Valdetário lembrou, ainda, que uma outra homenagem a Lauro Maciel também foi concedida pela Ordem em 2013, quando da inauguração de uma sala de apoio aos advogados na Justiça do Trabalho. A sala resgata a memória do Direito cearense para fazer com as novas gerações recordem aqueles profissionais que atuaram para defender o direito de trabalhar pela promoção da justiça social.