oab-wanha-portalA ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, Wanha Rocha, ministrou palestra durante o evento “A conscientização do público interno sobre a relevância das ouvidorias”, para servidores e colaboradores do Tribunal de Contas do Estado, na última quinta-feira (10).

“Temos que ouvir sentindo e tentar encontrar a melhor solução para os problemas que se apresentam”, disse durante a explanação. Para a advogada, o cidadão muitas vezes não sabe a quem recorrer, e é nesse momento que entra o ouvidor. “A ouvidoria é o termômetro que mede a credibilidade da instituição junto à sociedade. É a ferramenta que proporciona o exercício da cidadania, desde o cidadão comum até o mais esclarecido. Devemos dar o suporte de forma igualitária aos que nos procuram, sem esquecer do sigilo”.

A amplitude da atuação das ouvidorias também foi destacada. A Ouvidora da OAB-CE relatou que o setor deve ouvir as demandas, proporcionando o diálogo; enviar a quem é de competência para solucionar o problema; promover ações junto à sociedade, buscando parcerias com outros órgãos e instituições nos âmbitos governamentais e não-governamentais e divulgar os canais de acesso.

A Ouvidora da OAB enalteceu a iniciativa do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, em querer aproximar mais a Corte de Contas da sociedade. O encontro foi prestigiado pelo advogado Pedro Henrique Oliveira, idealizador do portal Nação Jurídica, e pelo ouvidor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), José Maria Silva Marques, que está implantando o setor na Universidade, em Redenção (CE).

Com informações do TCE.

Foto: TCE