a035b4e1-11ba-402a-a87c-bb7378b7b285No dia 3 de dezembro foi comemorado o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Pensando na data, a Comissão de Defesa da Pessoa Com Deficiência da OAB Ceará promoveu um fim de semana repleto de atividades voltadas à temática.

No sábado (03/12), a Comissão deu inicio à campanha ‘Multa Moral’, na avenida Beira mar. A multa não tem valor punitivo, mas tenta alertar as pessoas que ocupam indevidamente a vaga reservada para as pessoas com deficiência. “Esse tipo de atitude incorre numa infração moral, é uma invasão ao exercício de cidadania de outra pessoa. A nossa ideia é fazer a campanha em vários lugares em que seja obrigatória essa reserva, por exemplo, shoppings, praças, centro da cidade e na praia”, explica Liduína Carneiro, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB-CE.

7e857fdd-a903-4988-b085-f07da822ee50Ainda na ocasião, foi realizado o ‘Segundo Papo Eficiente’. O evento interage com diversas instituições não governamentais voltadas ao direito das pessoas com deficiência. Durante a conversa, foi discutido sobre a vigência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

No domingo (04/12), a Comissão participou da ‘Primeira Mostra Cultural Inclusiva’, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A ideia pertence a um calendário com ações de acesso à cultura a curto, médio e longo prazo, traçado pelo GT Cultura e Acessibilidade que conta com a participação de membros da Comissão, agentes da Secretaria de Cultura do Estado e outros agentes voltados a inclusão da Pessoa com Deficiência. “A iniciativa parte do preceito de que devemos transformar nossos espaços em lugares acessíveis não só do ponto de vista físico, mas também de um modo atitudinal, ou seja, munindo aquele espaço de compensações para as diversas deficiências que possam aparecer na pessoa humana”, conclui Liduína.