WhatsApp Image 2017-02-14 at 16.54.54O auditório do Conselho Seccional ficou repleto de membros de sindicatos do Estado, todos eles vieram para participar do seminário “As entidades sindicais e o momento político atual”. O evento, que foi realizado pela Comissão de Direito Sindical da OAB Ceará, teve o objetivo de promover o debate para saber o que o movimento sindical está planejando diante dos desafios políticos atuais. Ao final, ficou decidido que a Comissão vai elaborar um documento onde possa extrair o que foi discutido, para que este possa ter uma extensão nacional.

Ao abrir os trabalhos, a vice-presidente da OAB Ceará, Roberta Vasques, louvou a iniciativa da Comissão. “É muito importante debatermos essa temática diante das dificuldades do cenário político atual e redução de direitos, portanto temos aqui um diálogo franco, ouvindo cada sindicato, para adotarmos as devidas providências”, ressalta.

“A gente veio discutir o que as entidades sindicais estão entendendo e estão fazendo. Precisamos debater essas reformas como a mudança na CLT e a limitação dos sindicatos. Estamos na retórica, mas temos que ter práticas quanto a isso”, explica a presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Jane Eire Calixto.

O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Luciano Simplício, relata que as entidades sindicais devem se fortalecer. “Nesse momento que a classe trabalhadora sofre ataques severos, todas as instituições são bem-vindas e devem estar unidas. Vamos fazer os devidos encaminhamentos para poder mobilizar a população brasileira contra esses ataques”, conclui.

Participaram do debate a Associação dos Advogados Trabalhistas (Atrace), procuradores do trabalho, Centrais Sindicais, entre outros.