A obra “A família no direito: novas tendências” foi lançada na noite dessa quinta-feira (18/05) na Escola Superior da Magistratura (Esmec) dentro do VI Congresso Cearense de Direito de Família e Sucessões que segue até esta sexta-feira (19). O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, apresentou a obra que tem como uma das organizadoras a vice-presidente da Seccional, Roberta Vasques, ao lado das professoras Bleine Queiroz Caúla e Olívia Marcelo Pinto de Oliveira.

“Temos motivos para dupla felicidade. Primeiro pelo congresso, que trouxe grandes nomes do cenário nacional para discutir temas atualíssimos no direito de família, que lida com direitos e garantias fundamentais. E o livro que trata sobre o assunto de forma fantástica. Com isso, o Ceará entra na rota com o lançamento de um dos melhores livros do Brasil na área, com autores de renome que traçam o panorama do direito de família de forma muito competente”, destacou Marcelo Mota.

Uma das organizadoras, Roberta Vasques, destacou a relevância da obra para a advocacia. “As transformações no direito de família são constantes. Nada melhor do que uma obra atual, organizada, com grandes autores para disseminar o entendimento a respeito dessas transformações. A OAB Ceará, ao acreditar nesse projeto, promove a disseminação dessa cultura de forma muito consciente. O sentimento é de muita alegria, agradecimento e honra de poder contar com tantas pessoas queridas”, ressaltou.

A professora Bleine Queiroz Caúla também ressaltou as mudanças na legislação e a relevância de constante atualização. “A família no direito significa dizer que a legislação não é suficiente para que as famílias consigam essa proteção do Estado. É necessário que elas conheçam não só o direito, mas que haja a transformação de comportamentos no seio familiar. O livro traz temas atuais e estamos muito lisonjeados com essa iniciativa da OAB-CE em incentivar a pesquisa científica”, disse.

AUTORES

Ao todo, o livro conta com 27 autores, que dissertam a respeito de diversos temas dentro da seara do direito de família e suas transformações. Um desses autores é o advogado e primeiro secretário do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Rolf Madaleno. “O direito de família é muito dinâmico, evolui com muita rapidez e sofre muitas mudanças, dai a importância do livro, que vai oferecer ao profissional a oportunidade de ter acesso a essas mudanças”, disse ao parabenizar a OAB Ceará pelo incentivo à obra.

Bruna Souza Paula, outra autora, também falou sobre as constantes mudanças. “A família é muito dinâmica. É preciso pesquisas e estudos a respeito do assunto, pois a jurisprudência também muda. O livro é importante porque precisamos estudar sempre e estar atualizados, pois a sociedade vai mudando e o direito precisa estar adaptado aos novos conceitos e entendimentos”.