A OAB Ceará, por meio da Comissão de Direito Penitenciário e Comissão de Segurança Pública, está apoiando o projeto “Entre pincéis e cores”, iniciativa idealizada pelos próprios detentos e que une artes plásticas com a possibilidade de reinserção na sociedade. Na manhã desta segunda-feira (17/07), membros da comissão estiveram na CPPL I, em Itaitinga, para acompanhar a entrega de tintas para a construção do espaço que servirá como base para a execução do projeto.

O objetivo é criar um espaço para biblioteca e instalação do projeto, que já está em funcionamento em outras CPPLs. “Além da formação profissional em artes plásticas, a ideia é promover a reinserção social e a remissão de pena. Antes, porém, é feita uma triagem para verificar quem vai querer viver com artes após o cumprimento de pena”, explicou a membro da Comissão de Direito Penitenciário e Comissão de Segurança Pública da OAB Ceará, Debora Moreira Lima, que esteve acompanhada pela advogada Raiara Custódio, membro da Comissão de Direito Penitenciário.

O trabalho está sendo conduzido pelo artista plástico Descartes Gadelha, que abraçou a causa e está visitando as unidades prisionais, ministrando aulas e ensinando as técnicas aos egressos. As aulas já começaram na CPPL V e ocorrem às terças e quintas, das 9h às 14h. Ao todo, participam cerca de 16 internos.