O diretor da Unidade Prisional de Anápolis, Walney Cesário da Cunha, foi exonerado na quinta-feira (1°). Ele foi flagrado em áudios ordenando que presos – supostamente líderes das alas da cadeia – dificultassem o acesso dos demais detentos a seus advogados. A conversa teria sido entre ele e um funcionário que estava como chefe da segurança. No diálogo, Walney pede para o agente, identificado nos áudios como Michel, orientar presos a dificultarem o acesso de advogados a seus clientes que estão cumprindo pena na unidade.

“Tem que falar pro comando de ala não descer, uai. Fala pros caras não deixar descer. Advogado vem aí só pra perder viagem. Aí tem que falar com os comando pros cara não deixar descer não. Eles não descem pra conversar com nós. Por que que desce pra falar com advogado (sic)”, ordena Cunha.

Em outro áudio, o ex-diretor reitera a a ordem.  “Na hora que eles chegarem aí, já avisa pros alas não deixar ninguém sair pra falar com advogados à tarde não. Aí pede pra tirar o cliente e já chega descendo com a informação ‘infelizmente, a ala não liberou não’. Fala isso logo e acabou. Fazer esses presos jogar com a gente também. Advogado aí, dia de domingo, impossível (sic)”.

De acordo com uma fonte do Mais Goiás na Unidade Prisional de Anápolis, Michel, citado anteriormente, é Michel Reis, ex-supervisor de segurança da casa. Por telefone, ele nega o envolvimento.

O Mais Goiás ligou para o ex-diretor Walney Costa, mas ele disse que não irá se manifestar sobre o assunto. “Procure a assessoria de imprensa da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)”, afirmou.

A DGAP revela que unidade prisional de Anápolis receberá um novo diretor ainda nesta sexta-feira (2). Em nota, a entidade afirma que determinou a imediata exoneração do servidor da função de diretor e reforça que “não pactua nem tolera comportamento inadequado como o verificado na conversa, tanto em relação à tentativa de cerceamento do trabalho dos advogados, quanto à censurável demonstração de intimidade com presos”.

Enquanto nenhum nome é indicado oficialmente para a função, a unidade será comandada pelo diretor regional Leandro Ezequiel.

Direitos dos advogados

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), David Soares, o diretor não infringe nenhuma lei nos áudios, embora tenha atuado para violar o direito dos advogados com falta de ética.

“Alguém que faz parte da diretoria de um órgão como a DGPA e mostra falta de ética deve ser extirpado. Isso não pode acontecer. Foi falta de ética e de parceria. Foi uma violação muito grande das prerrogativas do nosso estatuto. Não são privilégios, são regras que estão ali para defender o direito daqueles que estão guardados sob a proteção do Estado. Se o advogado não tem acesso ao seu constituído, isso prejudica a defesa do mesmo”, reforça

Segundo David, o ex-diretor atuou de forma “bem velada”. “Ele não coloca que é ele quem está impedindo o nosso acesso, ele diz que são os alas que estão impedindo. Se os áudios não fossem vazados, seria muito difícil pensar que isso estaria partindo dos funcionários da DGAP”. No entanto, acredito que o problema foi pontual e que a entidade vai resolver isso de forma rápida, para que possamos manter nossa parceria, com grandes ganhos para a advocacia no futuro”.