O advogado e conselheiro federal da OAB-CE, Hélio Leitão, foi nomeado para presidir a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A nomeação foi feita pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), através do presidente, Felipe Santa Cruz, nesta segunda-feira (27), de acordo com o Provimento nº 115/2007 e Portaria nº 076/2019.

Hélio Leitão afirmou que, seguindo a orientação de Felipe Santa Cruz, pretende contribuir para que a OAB assuma a vanguarda da defesa dos direitos humanos no país. “Nessa atual quadra da vida nacional, em que percebemos ataques diários a direitos e garantias fundamentais, em que os discursos de ódio, a intolerância e o preconceito ganham corpo na sociedade, magnificados pelas redes sociais, a luta pelo respeito à dignidade da pessoa humana é agenda que se impõe. Nesse contexto, o papel da OAB, ao lado de outras entidades da sociedade civil organizada, ganha relevo. Leitão destacou, ainda, o apoio do presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, que foi essencial para que pudesse abraçar o desafio.

Para Dantas é motivo de orgulho e grande responsabilidade o fato de que essa comissão, a mais importante do Conselho Federal, tenha cabido ao Ceará. “Aqui no Ceará a luta pelos direitos humanos também é prioridade. A seccional se sente orgulhosa e lisonjeada com essa missão conferida ao nosso Conselheiro Federal Hélio Leitão”, concluiu.