Nesta sexta-feira (12), na sede da OAB-CE, a Comissão de Direito do Trabalho (CDT) realizou o Colóquio Trabalhista, que trouxe para o debate temas e palestrantes de grande relevância no âmbito do Direito Trabalhista.
O evento teve início com o Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutor em Direito do Trabalho, pela Universidade de São Paulo, Jouberto de Quadros Pessoas Cavalcante, abordando sobre a temática da 4° Revolução Tecnológica e o Mundo do Trabalho em Debate.

Na ocasião, o palestrante apresentou pontos relevantes no que diz respeito às revoluções tecnológicas, suas inovações e as necessidades da sociedade, assim como a relevantes revoluções tecnológicas no capitalismo. No ensejo, Jouberto Cavalcante destacou sobre a importância de discutir o tema. “É um tema bem desafiador para os próximos anos, tanto que, em diversos outros encontros, esse tema tem sido destaque, pois é certo que devemos analisar como as relações de trabalho se darão. É um desafio, não só para o mundo jurídico, mas para a sociologia e a economia. Nós, praticantes do direito, podemos contribuir para um mundo melhor em um contexto geral. ”, afirmou.

Raphael Miziara, advogado e mestrando em Direito do Trabalho e das Relações Sociais pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), ressaltou sobre os honorários advocatícios sucumbenciais no processo do trabalho e os processos que envolvem o tema impulsionadas pelas novas tecnologias. “Ambos os temas são destaques para a classe advocatícia. O primeiro vem ganhando força, principalmente nos últimos tempos, em razão de fenômenos que se incorporam nas relações de trabalho. São temáticas atuais que a advocacia precisa se atualizar a respeito”. Já sobre as discussões relacionadas ao tema de honorários, ele conta que “é algo importante devido a reforma trabalhista, no qual ocasionou para o processo do trabalho grandes novidades em relação a esse tema”, salientou.

A Presidente da Comissão do Direito do Trabalho, Adhara Camilo, destacou o papel da Comissão em atuar a favor dos direitos trabalhistas, assim como a importância da realização do evento. “A Comissão de Direito do Trabalho atua através de dois pilares, não somente a favor das prerrogativas do trabalho para instruções e orientações dos advogados, mas também em prol da sociedade. Trouxemos importantes temas trabalhista, pois algumas temáticas ainda não foram totalmente pacificadas em um só viés pós-reforma trabalhista”, ressaltou.

A advogada Suyenne Saraiva que compareceu ao evento, destacou a relevância do Colóquio para a classe advocatícia. “É um evento de suma importância para a classe, bem como para estudantes de direito, visto que aborda assuntos atuais sobre o direito e processo do trabalho, permitindo a discussão e a reflexão sobre novos fenômenos do mundo trabalhista. A OAB-CE, em especial a Comissão de Direito do Trabalho, está de parabéns pela organização do evento”, disse.

Em média, 100 pessoas estiveram presentes, dentre eles conselheiros, presidentes e membros de comissões da OAB/CE, assim como a advocacia e estudantes de direito. É de suma importância ressaltar que, com o dinheiro adquirido por meio das inscrições realizadas para o Colóquio, será feita uma reversão da verba adquirida, sendo doada posteriormente ao Hospital Infantil Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (SOPAI).

O Colóquio Trabalhista foi realizado pela Comissão do Direito do Trabalho em parceira com a OAB-CE e contou com o apoio da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Ceará (ATRACE) e da CINTRA.