Durante solenidade de entrega da sonhada “vermelhinha” para 55 novos advogados aprovados no Exame de Ordem, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, aproveitou a oportunidade para registrar em seu discurso a luta pela inclusão e pluralidade. “Pela primeira vez na história dessa instituição, foram empossadas mais a mulheres presidentes de Comissões Temáticas do que a homens. Essa gestão vem tendo esse cuidado porque entende que só irá conseguir representatividade efetiva quando tiver mais mulheres ocupando lugares de destaque. Mas não só isso. Ainda falta muito para se existir uma pluralidade, de fato. Ainda celebramos como uma grande novidade a entrega de carteira para um homem trans. E isso já era para ser normal”, reforça.

Ainda em sua fala, Erinaldo apresentou aos novos colegas da Ordem, as novidades do ponto de vista do exercício profissional. “A partir da próxima semana, a OAB contará com o serviço do JusBrasil, por onde vocês receberão, gratuitamente, todas as publicações jurídicas dos tribunais de todo o País. Além disso, ainda neste mês, vamos inaugurar, na SEJUD, uma sala de atendimento exclusivo para a advocacia”, afirma.

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão, destacou a variedade de Comissões Temáticas existentes na Seccional, que abraça o advogado, mas, principalmente, a sociedade. “Vocês estão ingressando numa entidade que tem grandes responsabilidades sociais e políticas, uma OAB que atua nas mais variadas frentes, por meio das diversas Comissões. Assim, convido a todos para que se envolvam nos trabalhos da Ordem em prol da cidadania”.

Também presentes no evento, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Lara Gurgel, expôs os diversos benefícios oferecidos pela CAACE, assim como a membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), Priscila Aragão, ressaltou que a Comissão está de portas abertas para receber e dar assistência aos novos colegas, diante da responsabilidade diante da sociedade.

A advogada Yara Cristina Furtado, que recebeu sua carteira, ao lado do esposo Arthur Guilherme Passos, não segurou a emoção. “Passa um filme na minha cabeça. Todos os esforços na faculdade, as noites em claro, o nervosismo antes do Exame de Ordem. Sei que tudo valeu a pena para que hoje eu pudesse presenciar o presidente Erinaldo nos declarando como advogados. Sou muito grata a quem me ajudou nessa caminhada, em especial, ao meu esposo”, conta.

Compuseram a mesa: o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; o secretário-geral, Pedro Bruno Amorim; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Lara Gurgel; o conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB; o conselheiro estadual, Eduardo Brasil; a membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), Priscila Aragão; e o vice-presidente da OAB Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza.