Na quinta-feira (17), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza, em parceria com a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE e do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI), viabilizou um seminário em alusão ao mês do idoso. Durante o evento, foram abordados temas sobre: “A segurança da pessoa idosa no transito”, proferido por Ivan Amarante; “Ações da área técnica de saúde da pessoa idosa da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza”, João Bastos; e “A depressão e o suicídio da pessoa idosa”, por Priscila Campos.

Entretanto, foi através da dança, do protagonismo e da autoafirmação de seus valores, que o seminário “Envelhecer com dignidade”, traduziu, por meio da expressão artística do grupo Geração Mil do Centro do Idoso de Fortaleza, a transfiguração do empoderamento, e de um envelhecimento saudável dos idosos. A dança, celebrou a abertura do evento, iniciando a sequência das palestras.

O intuito foi discutir as perspectivas, desafios e potencialidades dos idosos, em busca de um envelhecimento pró ativo na terceira idade. Para Dante Cristino, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, é através do encontro com a cultura e a música, que o trabalho desenvolvido no seminário busca sempre propagar a prevenção aos idosos. “Esse é o momento em que encontramos para empoderá-los e dar protagonismos aos mesmos. Disseminar os direitos da pessoa idosa, é uma tarefa muito importante, bem como levar conhecimento para que ela recupere o seu protagonismo e sua vontade de viver novamente. Acaba por melhorar a sua saúde, convivência e os vínculos familiares”, salientou.

A busca pelo setor cultural, faz a inclusão da pessoa idosa, através de eixos como empreendedorismo, alimentação saudável, educação alimentar, assim como aspectos relacionados a horta, feiras, ginasticas e equipamentos de qualidade para o idoso. Por isso, o coordenador de Políticas da Pessoa Idosa do Município, Sérgio Gomes Cavalcante, destaca sobre o trabalho de promoção de políticas públicas para o idoso na cidade de Fortaleza. “Estamos trabalhando muito forte em cima disso, através de políticas preventivas e de correções. Procuramos proporcionar para que a cidade seja mais justa na periferia, onde muitos têm os seus direitos cessados pela violência e falta de condição. E através do Centro de Inclusão, podemos ver que arte e cultura faz a inclusão da pessoa idosa. Buscamos transformar Fortaleza em uma cidade amiga do idoso”, ressaltou.

Por isso, com o intuito de evitar o declínio funcional do idoso, para que o mesmo não chegue ao avançar da idade, com uma maior dependência e sem autonomia, o médico Geriatra, representante da área técnica de saúde do idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, João Bastos ressaltou sobre as ações da Secretaria de Saúde voltadas para a pessoa idosa, correspondente ao preparo profissional na área técnica da saúde. “Estamos preparando nossos profissionais para realizar uma abordagem no processo de diagnósticos das doenças, para que os profissionais possam identificar situações que tornem a qualidade de vida desse idoso mais vulnerável. O objetivo é que, dentro das unidades, os profissionais estejam preparados para manter ele mais funcional, independentemente da idade”, afirmou.

Raphael Castelo Branco, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou sobre a ação da CDPI desenvolvida durante o evento. “Foi um prazer a comissão fazer parte dessa grande atividade interinstitucional. Foi um evento bastante significativo para a nossa comissão, isso mostra que a OAB sempre está aberta para as temáticas de interesse de toda a sociedade”, comentou.

Maria Araújo, participante do Centro Social Urbano (CSU) do Conjunto Ceará, ressaltou que, envelhecimento com dignidade “é ter uma vida digna, envelhecer no nosso costume, passar para os familiares, netos filho, os conhecimentos que a gente tem. É ter saúde, escolhas de vida e independência”, destacou.

Maia Lúcia, participante do evento, afirma que “Eu tenho 65 anos e me orgulha demais participar de tudo isso, pois sou militante na causa idosa, é algo muito importante para mim, é permanente”, disse.