Funcionários da CAACE vestiram a camisa do Movimento “Justiça Já! Não dá mais para esperar” – iniciativa da OAB-CE com o objetivo de combater a morosidade do Judiciário fazendo do movimento referência e exemplo nacional na luta pela agilidade da Justiça no Brasil. E os primeiros resultados já foram alcançados, como a criação de novas Varas de Execuções Penais.

 

A CAACE abraça essa causa e movimento pela celeridade da justiça em todas as suas esferas, ao manifestar seu apoio através de ações como essa de literalmente “vestir a camisa” e propagar a ideia do Justiça Já, conscientizando a população para a importância de agir e buscar maneiras de tornar a justiça mais rápida e eficaz ao invés de apenas esperar que a situação melhore algum dia.

 

As vantagens de justiça célere para a advocacia seria a redução do custo e do tempo que os advogados gastam com malabarismos para conseguir que a ação tenha evolução e andamento, e a satisfação do advogado como profissional, exercendo sua função com excelência e resultado.

 

Para Leandro Vasques, presidente da CAACE, os benefícios não seriam apenas para os advogados cearenses: “sem sombra de dúvidas seria a satisfação das partes através de soluções rápidas e a efetivação do direito em curto espaço de tempo conforme reza a nossa Constituição Federal”.

 

Como braço social da OAB/CE e junto com a Ajaforte, Fesac e Atrace, a Caixa de Assistência está sempre acompanhando todas as ações da Seccional do Ceará com o mesmo intuito de intensificar a atuação das entidades em favor não só da classe, mas também do cidadão cearense.

 

“Quando a sociedade perceber que toda a classe e as instituições ligadas à justiça estão trabalhando unidas e engajadas no movimento, também irão participar”, salienta Leandro Vasques.

 

Leandro ressalta ainda que o engajamento da CAACE na defesa da advocacia e da sociedade cearense já vem de antes de sua administração: “desde 2007 quando ocupava o cargo de tesoureiro da CAACE, juntamente com o Valdetário Monteiro como presidente, presenciei sua incansável luta e desejo de melhorar a rotina dos advogados”.

 

Segundo informou o presidente da CAACE, advogados e toda a sociedade podem fazer parte do movimento por uma justiça efetiva, engajando-se em movimentos organizados, como o Justiça Já, e de reuniões para tirar a OAB dos gabinetes objetivando a realização dos anseios da classe e da sociedade em prol de uma justiça célere e efetiva.