O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, reuniu-se hoje, 28, com o advogado do Instituto de Direitos Humanos da International Bar Association (IBA), Alex Wilks, para tratar da adaptação do Manual de Combate à Tortura no Brasil para a advocacia. O objetivo do manual é preparar advogados e estimulá-los a abraçar as causas relativas aos direitos humanos, proporcionando subsídios jurídicos para a atuação na área. A intenção da IBA é que a minuta do manual esteja pronta até setembro próximo.

Ophir Cavalcante afirmou que o programa da IBA é meritório e vai ao encontro dos principais objetivos da OAB. Na reunião, Ophir informou ao representante da IBA que a OAB dá tanta importância ao tema, inclusive no tocante ao meio acadêmico e ao aprendizado dos futuros advogados, que determinou que 15% do conteúdo do Exame de Ordem seja obrigatoriamente de questões ligadas a direitos humanos, direitos fundamentais e ética profissional.

Também participaram, da reunião no gabinete do presidente da OAB o consultor da IBA em Brasília, Conor Foley, a advogada Tatiana Dicenzo, e pela OAB, a secretária da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, Mary Cohen.

Fonte: OAB