A TV Justiça exibe nesta segunda-feira, 25, o programa Espaço Documentário, que nesta edição conta a história da Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação da produção audiovisual do país. Cerca de 250 mil rolos de filmes entre longas, curtas, cinejornais e registros familiares e institucionais estão guardados no local.

 
São mais de 35 mil títulos que contam a história do cinema brasileiro. A Cinemateca Brasileira tem, ainda, um acervo de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. O Laboratório de Imagem e Som trabalha na recuperação de filmes deteriorados. 
 
A Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940, por estudantes do curso de filosofia da Universidade de São Paulo (USP). O Clube foi fechado pela polícia no Estado Novo. Em 1946, foi inaugurado o segundo Clube de Cinema de São Paulo cujo o acervo de filmes constituiu a Filmoteca do Museu de Arte Moderna. Em 1984, a Cinemateca foi incorporada ao Governo Federal.
 
O programa vai ao ar a partir das 21h, e pode ser revisto na quarta-feira, às 13h30; na sexta-feira, às 12h30; e no sábado, às 18h.
 
Fonte: STF