O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciará as atividades do segundo semestre na próxima terça-feira, 9, com o quadro renovado. Sete novas nomeações para conselheiros já foram ratificadas pela presidente Dilma Rousseff. São eles: Bruno Dantas Nascimento, Silvio Luís Ferreira da Rocha, Fernando da Costa Tourinho Neto, Ney José de Freitas, Gilberto Valente Martins, José Guilherme Vasi Werner e o conselheiro Jorge Hélio Chaves de Oliveira (representante indicado pela OAB), reconduzido ao cargo. O conselheiro Jorge Hélio já foi empossado no cargo. O diretor tesoureiro da OAB, Miguel Ângelo Cançado, representará o Conselho Federal da OAB na 131ª sessão do CNJ, que será a primeira do semestre.

Outras cinco indicações aguardam aprovação no plenário do Senado Federal: o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Carlos Alberto Reis de Paula; o juiz trabalhista José Lúcio Munhoz; o desembargador do TJSP José Roberto Neves Amorim; o procurador regional da República da 5ª. Região Wellington Cabral Saraiva; e o advogado Jefferson Luis Kravchychyn (também indicado pela OAB), que exerceu mandato de conselheiro nos últimos dois anos. Todas as indicações já passaram pela sabatina do Senado Federal. A aprovação em plenário, pelo Senado, deve ocorrer nas próximas semanas. Depois disso, os aprovados precisam ser nomeados por Dilma Rousseff.

Os novos conselheiros foram indicados pelo Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Procuradoria-Geral da República, Ordem dos Advogados do Brasil e Congresso Nacional (Senado e Câmara).  Eles assumem assento no CNJ para cumprir mandato de dois anos. Além das nomeações, continuam na composição do CNJ o ministro Cezar Peluso, presidente do órgão e do Supremo Tribunal Federal (STF), a corregedora-Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e o conselheiro Marcelo Nobre, cujo mandato ainda está em exercício. (Com informações do site do CNJ)

Fonte: OAB