Hoje, a partir das 8h30, a rua Caio Cid, 100 (em frente à Defensoria Pública), no Bairro Luciano Cavalcante, será palco da mobilização dos Defensores Públicos do Ceará, que deixarão seus gabinetes e realizarão uma paralisação por um dia. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as suas reivindicações, que não são atendidas pelo governo do Estado. Durante todo o dia, os profissionais prestarão atendimento à população no meio da rua. A mobilização é organizada pela Associação dos Defensores Públicos-Adpec.

 

Para o presidente da entidade, Adriano Leitinho, são muitas demandas: desde a adequação constitucional salarial e a reestruturação da categoria, fazendo com que os defensores se adequem à nova organização judicial do Estado, até a convocação dos concursados e a realização de novos concursos.  No Ceará, existem hoje 415 cargos de Defensores, mas apenas 288 estão preenchidos. “Hoje, mais de 60% dos municípios cearenses não têm Defensores Públicos. Isso resulta em comunidades desassistidas, ao mesmo tempo, em que os Defensores acabam trabalhando além da sua capacidade para atender à grande demanda estimulada pela ausência dos profissionais nestas áreas. O estresse provocado por esse trabalho excessivo é comumente revelado no dia a dia da categoria”, explica Adriano Leitinho.

Outro problema, segundo o presidente, diz respeito à evasão dos profissionais que procuram outras atividades. “Muitos colegas, sem o estímulo da profissão, estão mudando de carreira, seja através da aprovação em concursos para a magistratura ou Ministério Público, por exemplo, ou até mesmo para outras Defensorias Públicas do País, que já se encontram equiparadas em termos salariais às demais carreiras do sistema de Justiça”, afirma.
 

 

Fonte: Jornal  O Estado