Encaminhar soluções para o problema da insegurança no ambiente escolar. Esse foi o propósito central do encontro realizado, na manhã desta terça-feira, dia 29, entre OAB-CE, por meio de sua Comissão de Educação e Cidadania, e órgãos públicos e entidades de classe envolvidas nos setores de segurança e educacional no Estado.

Conforme o presidente da Comissão de Educação e Cidadania, Edimir Martins, o intuito da reunião (a segunda do gênero realizada na sede da OAB-CE neste ano), foi ouvir as propostas dos diversos agentes para elaborar juntos um relatório, que seja o documento oficial de pedido de providências às autoridades. "Vamos todos juntos encaminhar essa solicitação de providências, com prazo para resolução do problema, para as secretarias de educação do Município e do Estado; ministérios públicos do Estado e Federal; e demais autoridades. Do jeito que está [e que não pode mais ficar. Todos os dias constatamos o crescimento dos mais diversos tipos de agressões na escola", relatou Edimir.

Dentre as sugestões apresentadas no encontro, destacaram-se a necessidade de se fazer um mapeamento da violência nas instituições de ensino para identificar as unidades escolares mais críticas e os tipos de violência mais comuns; eleger um fórum permanente de discussão sobre segurança no ambiente escolar; retomar projetos sociais da guarda municipal; incrementar o número de guardas municipais; aproveitar as estratégias das escolas de bons exemplos na área; reforçar o serviço social e as ouvidorias nas escolas; trabalhar os projetos de prevenção, dentre outro temas.

Estiveram presentes o comandante do Ronda, Coronel Gomes Filho; sub-inspetor da Guarda Municipal e comandante da Ronda Escolar, David Almeida; coronel Hélcio Oliveira, do Corpo de Bombeiros; coronel da PM, Rogério de Alencar; os representantes da Secretaria de Educação do Estado, Flavio Mesquita, Sandra Leite e Marlúcia Mesquita; os representantes da Regional III e VI, respectivamente, Weliton Araújo e Elisabete de Sousa; e a representante do Conselho Estadual de Educação, Cláudia Leite.