Oitenta e oito advogados e advogadas entraram, na tarde dessa sexta-feira, 23, no mercado de trabalho. Na solenidade no auditório da Estácio/FIC, com a presença emocionada de familiares dos jovens profissionais, professores e dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e da Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará (FESAC), os operadores do Direito tiveram a certeza de contar com infraestrutura e serviços de qualidade na Secional Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Vocês vão ingressar numa OAB-CE totalmente nova”, afirmou o presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro, ao dar-lhes boas vindas. Em seu discurso, enumerou as iniciativas empregadas pela atual gestão em defesa das prerrogativas profissionais e de atendimento à Classe. Em pouco mais de dois anos, as inovações foram muitas e importantes. Algumas, inclusive, copiadas por outras Secionais da Ordem.

A criação do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, cursos preparatórios para o exercício da advocacia, cursos à distância, mais de 300 cursos gratuitos disponibilizados no site da Secional, ampliação dos serviços da CAACE, disponibilização gratuita de escritório virtual. São algumas das iniciativas adotadas pela OAB-CE. Mas as melhorias vão além. A OAB-CE foi a primeira Secional do Brasil a implantar a virtualização e a oferecer certidão online.

Em pouco mais de dois anos, inaugurou 55 salas de apoio ao advogado no Interior, construiu sala no Fórum Clóvis Beviláqua, sendo a maior do Norte e Nordeste brasileiro. A gestão tem priorizado a advocacia do Interior. Em menos de seis meses, entregou aos advogados de Aracati e Quixadá sedes próprias da entidade, e já iniciou a construção da Subseção de Crateús.

A interiorização da Ordem é refletida também na criação da Subseção da Serra da Ibiapaba, onde foi realizada eleição e posse da diretoria, além da Subseção dos Inhamuns, cuja diretoria provisória já assumiu.

“A advocacia já pode ser iniciada de forma mais digna”, garantiu Valdetário Monteiro, ensinando aos jovens que o principal elemento para se ter êxito na advocacia é perseverança. “É possível viver da advocacia”, complementou.