O Ministério Público do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira, dia 31, a sede das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência. A solenidade aconteceu às 9 horas, na Rua Assunção, 1360, José Bonifácio, e contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado.

 A partir de agora as promotorias vão funcionar no endereço supracitado, contando com o trabalho dos promotores de Justiça Edna da Matta, Rita de Cássia Menezes, Nildo Façanha de Abreu, Paulo Roberto Barreto de Almeida, Antônia Elsuérdia Silva de Andrade, José Gilvane Moreira Costa e Antônio Arcelino de Oliveira Gomes. O novo prédio oferece melhores condições de trabalho e de atendimento ao cidadão. “Ele está todo adaptado para atender as pessoas e é devidamente acessível – portas, banheiros, etc. Além disso, cada promotoria vai ter sua própria sala, o que favorece a privacidade durante as audiências e o recebimento de denúncias”, informa a promotora Edna da Matta.

Segundo ela, as denúncias às promotorias podem ser encaminhadas através do Disque 100, serviço nacional articulado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ou podem ser feitas diretamente nos núcleos.

De acordo com o último censo realizado pelo IBGE (2010), o Ceará tem ao todo 909.475 pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 10,76% da população. A mesma pesquisa mostrou que 27,69% da população residente no Estado, o equivalente a 2.340.329 pessoas, declararam ter algum tipo de deficiência permanente (visual, auditiva, motora, mental, etc), independente do grau.

Fonte: MP/CE