O delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, se reuniu, na noite de ontem, com os representantes da Presidência da OAB/CE no seu gabinete

A portaria, assinada no fim da tarde de ontem, atende à solicitação da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). O inquérito será presidido pelo delegado Franco Pinheiro, auxiliado pelos delegados Rodrigues Júnior e Márcio Gutierrez, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A coordenação das investigações ficará a cargo do delegado Jairo Pequeno, do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

A informação foi repassada pelo próprio delegado geral em reunião, no começo da noite de ontem, com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, que esteve acompanhado pelo presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), Leandro Vasques; pelo coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, José Navarro; além dos advogados José Maria Rios e Cícero Quezado.

Preocupação

Na ocasião, Valdetário Monteiro informou que o assassinato de Danielle Ximenes e o atentado sofrido, também na sexta-feira, 22, pelo advogado Marcus Vinícius de Oliveira Vieira causam comoção e preocupação na advocacia. O presidente da Secional da Ordem comunicou ao Delegado Geral da Polícia Civil que a Ordem formou uma comissão para acompanhar as investigações policias com relação aos dois crimes.

Além do próprio presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, participam o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, Leonardo Barreto; os conselheiros estaduais Kennedy Ferreira, José Armando Costa Júnior e Robério Carvalho; o coordenador do Centro de Apoio, José Navarro; e os advogados José Maria Rios e Cícero Quezado.

Culpados

O delegado geral Luiz Carlos Dantas colocou o aparato policial para investigar crimes cometidos contra advogados. O objetivo é punir os culpados em todos os casos em que advogados foram vitimados.

Dantas ressaltou, inclusive, que na maioria deles, os criminosos já foram identificados e já estão encarcerados.

Fonte: Diário do Nordeste