Há um ano sem juiz titular, a comarca de Jaguaribe tem se virado com um magistrado substituto que se divide no atendimento a outras cidades. Assim é a situação do Judiciário no Interior do Estado. Para discutir o problema em Jaguaribe, a Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) realiza audiência, no próximo dia 29 de junho, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal.

“São 20 advogados que estão desamparados na comarca sem conseguir dar andamento aos processos”, destaca o presidente da Subseção de Limoeiro do Norte, Gleydson Ramon Rocha Chaves.

A maioria das comarcas do Interior do Estado enfrenta sérios problemas de falta de juízes e funcionários, fato que se agravou com a criação de novas varas. A situação gera uma série de transtornos, como a falta de acesso à Justiça pela população, sobrecarga de trabalho dos magistrados que são obrigados a passar a responder por mais de uma comarca, além da lentidão da prestação jurisdicional. A ausência de infraestrutura das unidades judiciais é outro problema grave. Para tentar reverter o quadro, a OAB-CE tem realizado uma série de audiências em municípios cearenses.