O presidente da Comissão Especial de Ética na Política e Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), Tarcísio José da Silva, destacou, durante o Seminário de Prestação de Contas de Candidatos a Prefeitos e Vereadores nas Eleições de 2012, os fundamentos da Ficha Limpa na prestação de contas das campanhas políticas. De acordo com o presidente da Comissão, é de responsabilidade dos contadores e assessores dos políticos a apresentação dos gastos, considerando que, pela Lei da Ficha Limpa, o candidato ou partido que não prestar contas ou as mesmas estiverem desaprovadas estarão inelegíveis. “Porém, recentemente tivemos uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permitindo que mesmo com contas desaprovadas os candidatos possam se eleger nas eleições deste ano. Contudo, já no pleito de 2014, quem quiser participar de campanhas políticas terão de ter, obrigatoriamente, as contas aprovadas”, ressaltou.

Tarcísio José da Silva respondeu a questões formuladas pelos presentes. O seminário serviu para promover a legalidade na prestação de contas nas próximas eleições. Participaram do evento advogados, contadores, administradores financeiros de campanhas eleitorais e candidatos participaram. O encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) e aconteceu no CRC-CE. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, participou da mesa de abertura e o conselheiro da OAB-CE, Leonardo Carvalho, tratou, em painel, dos Aspectos Legais das Eleições 2012.