Advogados e advogadas agora podem contar com duas funcionárias na sala de apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), localizada no Fórum Clóvis Beviláqua, para a realização de atividades como o e-SAJ, protocolo de petições digitalizadas da Justiça do Trabalho, uso da internet para a prática de atos processuais, utilização do processo judicial digital, do Projudi e do Creta. As auxiliares estão sendo disponibilizadas, diariamente, pela Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), para que elas possam orientar e ensinar os advogados a lidar com os processos de virtualização, promovendo mais comodidade à classe.

Confira os serviços disponíveis:

-e-SAJ:(JUSTIÇA COMUM /FÓRUM-1º GRAU E TRIBUNAL-2º GRAU)

Este serviço permite ao advogado protocolar petições iniciais e intermediárias pela Internet. As petições podem ser encaminhadas para qualquer foro habilitado, mediante o preenchimento de informações básicas do processo, das partes e o envio da petição e de documentos anexos. É possível também o preenchimento parcial de uma petição para posterior complementação e protocolação. Disponibiliza a consulta das petições protocoladas em um determinado período e a sua atual situação. É possível consultar também as petições deixadas incompletas e concluir o seu preenchimento.

-TRT: (JUSTIÇA DO TRABALHO – FORTALEZA)

O TRT é um sistema que protocola as petições digitalizadas (iniciais e intermediárias) na vara de distribuição de Fortaleza. É um sistema bastante simples que também permite consulta de seus processos que já estão cadastrados. A partir daí, todos os processos só serão vistos ou enviados através da internet.

-STJ: (SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA)

O serviço permite o uso da internet para a prática de atos processuais, sem necessidade de petições escritas em papel, em todos os tipos de processos do Tribunal. Para ter acesso ao peticionamento, é necessário obter uma certificação digital, preparar seu computador com a instalação dos programas necessários e realizar o credenciamento prévio no sistema. O peticionamento eletrônico é facultativo e foi colocado à disposição dos profissionais do Direito para agilizar a prestação jurisdicional, ampliando e facilitando o acesso ao STJ. Ele permite o envio eletrônico de petições iniciais e incidentais, cuja tramitação poderá ser acompanhada on-line pelo usuário credenciado.

-Processo Virtual:

O processo judicial digital, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um sistema de informática que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processos realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital.

-Projudi:(JUSTIÇA ESTADUAL)

O Projudi é um programa de computador que pode ser utilizado através da internet e permite a completa substituição do papel por autos processuais digitais.
O funcionamento do Projudi é bastante simples e seguro. Os advogados e os cidadãos que desejem ingressar com alguma reclamação nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, podem utilizar a Internet ou se dirigir ao setor de atendimento dos juizados. Esses pedidos serão registrados eletronicamente, com distribuição e cadastramento automático do processo. A partir daí todos os atos serão realizados utilizando-se o computador, com a eliminação do papel.

-Creta:(JUSTIÇA FEDERAL ESTADUAL)

O Creta é um sistema que inclui a total digitalização dos documentos e do acesso via Internet para consulta processual. Disponibiliza acesso 24 horas para advogados/procuradores em qualquer parte do planeta;
Economia de papel, capas de autos, carimbos, tonner, caneta, colchetes, grampo, combustível etc.;
Otimização das atividades do servidor, tornando a tramitação do processo mais célere já que dispensa tarefas manuais como numeração de feitos, procura física de processo, juntada de petição, restauração de autos, carimbos, confecção de expedientes (cartas, mandados, ofícios…);
Praticidade no atendimento uma vez que o advogado/procurador não precisa fazer carga dos autos.

-Objetivos:
1 – Agilizar a Justiça
2 – Diminuir custos
3 – Aumentar a capacidade de processamento de ações
4 – Facilitar o trabalho dos advogados
5 – Melhorar a qualidade do atendimento às partes.