“O reconhecimento da medalha é uma homenagem que se presta muito mais pela conduta pessoal e profissional ética que se tem ao longo da vida do que pelas qualidades técnicas”. A constatação é do jurista Valmir Pontes Filho, que falou em nome dos homenageados na solenidade de entrega da Medalha Advogado Padrão, outorgada pela Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) a 32 advogados e advogadas. A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira, 29, às 19 horas, no Hotel Vila Galé, e reuniu mais de mil convidados.

Para uma emocionada e alegre plateia, Valmir Pontes Filho lembrou ser o reconhecimento da OAB-CE um encargo de enorme responsabilidade para quem recebe. “Nos traz imensa alegria e nos reconforta saber que exercemos a advocacia com respeito aos colegas, aos membros da Magistratura e do Ministério Público”.

Os homenageados têm reconhecida excelência profissional e em 30 anos de advocacia não sofreram nenhuma mácula. Os advogados e advogadas laureados foram: Alfredo Antônio Nogueira Valente, Alderi Furtado Lopes, Aderbal Magalhães Aguiar, Augusto Sérgio de C. Cardoso, Cid Saboia de Carvalho, Ciro Nogueira de Andrade, Dilson Pontes Chagas, Evilázio Mota Sousa, Francisco Zacarias Silveira de Araújo, Francisco Jairo de Assunção Cavalcante, Francisca Tania Carvalho Coutinho, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, Francisco Cavalcante Júnior, José Haroldo Guimarães, José Newton Padilha Brandão, José Damasceno Sampaio, José Gerardo Duarte Pinto, José Valdomiro Távora de Castro, Luiz Nivardo Cavalcante de Melo, Luiz Djalma Barbosa Bezerra Pinto, Marcelo Vinícius Gouveia Martins, Maria Eleusis de Alencar Monteiro, Maria Osia Leite de Carvalho, Maria Angélica Cardoso Mendes Bezerra, Neomesio José de Sousa, Orlando de Sousa Rebouças, Paulo Bonavides, Raimundo Nonato de Lima Ribeiro, Seridião Correia Montenegro, Valmir Pontes Filho, Wilna Martins Viana e Zainito Holanda Braga.

Além de advogados e advogados, estiveram presentes ao evento familiares dos homenageados e autoridades. A mesa foi composta pelos diretores da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro (presidente), Júlio Pontes (vice-presidente), Christiano Alencar (tesoureiro), Ricardo Bacelar (secretário geral adjunto), além do diretor executivo da FESAC, Caio Falcão, o presidente da CAACE, Leandro Vasques, o conselheiro federal Danilo Mota, o presidente do TER, desembargador Ademar Mendes Bezerra, a defensora pública geral, Andrea Coelho, o deputado federal Mauro Benevides, e o presidente da Subseção da OAB de Limoeiro do Norte, Gleydson Ramon.

A solenidade foi aberta pelo Coral da OAB-CE, que entoou os hinos do Brasil e do Ceará. Em seguida, o advogado Clayton Marinho saudou os presentes em nome da Ordem. Na oportunidade reconheceu o profícuo trabalho que Valdetário Andrade Monteiro vem fazendo na presidência da entidade e enfatizou que os advogados cearenses são “heróis” diante dos problemas no Judiciário, que acarretam na demora da prestação jurisdicional e no cumprimento dos prazos.

Clayton Marinho saudou e louvor os agraciados na pessoa do advogado Paulo Bonavides. “Tive o privilégio de tê-lo como professor”.  O presidente da OAB-CE também fez referência ao constitucionalista, em seu discurso.  Valdetário Monteiro afirmou que a honraria prestada aos 32 advogados e advogadas é de toda a advocacia cearense, que enfrenta as distâncias do sertão a ser desbravado com um Judiciário que atende às necessidades da sociedade.