Um pouco da trajetória do advogado e jornalista é contada no livro “Meton Vieira – Notas de Uma Vida e Genealogias das Famílias Albuquerque; Barbosa de Lucena; Teixeira e Marques Vieira”, de autoria da sua filha, a economista, formada em Direito, Rosane Nogueira. A obra será lançada no próximo dia 29 de setembro, às 17h, no restaurante Alpendre da Villa (Rua Armando Monteiro, 555, Vila União).

Se vivo fosse, Meton Teixeira Marques Vieira de Albuquerque estaria completando 100 anos, no dia 25 de setembro. O advogado, que nasceu no Distrito de Isidoro, que pertence atualmente ao município de Acopiara, saiu ainda pequeno da fazenda dos seus pais e foi estudar no Seminário no Crato. Depois veio para Fortaleza, onde se formou em Direito, em 1940. Atuou como advogado em todo o Ceará, Maranhão e Piauí. Foi professor universitário.

O livro é um compêndio da história do grande advogado e grande jornalista. Rosane Nogueira revela que aproveitou o centenário para reunir um pouco da vida do seu pai em uma obra, retirada, boa parte, de uma caderneta de anotações onde Meton registrava seus momentos e informações importantes. Como jornalista, ele escrevia para “O Nordeste”, “Tribuna do Ceará”, “Jornal do Ceará” e “O Povo”. Publicou o livro “Crimes que Abalaram o Sertão”.

A publicação traz também artigos e cartas escritos por Meton Vieira. A autora revela que concluiu a árvore genealógica iniciada por seu pai, que ele nunca conseguiu terminar e incluiu no livro. “Foi um presente que estou dando para o meu pai”.

Meton Vieira foi casado com Maria Roselita Holanda Vieira de Albuquerque, com quem teve 10 filhos, dos quais sete formados em Direito, 21 netos e 10 bisnetos. Faleceu em 28 de agosto de 2011.