Já são 2.640 atendimentos realizados pelo Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) de março de 2010 até 07 de novembro de 2012. Desses, o maior número diz respeito ao atendimento inadequado ao advogado, com 116.

Outros atendimentos foram relativos à demora na prestação jurisdicional (88), vistas de auto de processo ou inquérito (109), abuso de autoridade (52), ameaça a advogados (19), comunicação com cliente preso (31), acompanhamento de audiências (54), virtualização (100), liberação de alvará em nome do advogado (25), interferência em honorários (24), entre outros.

Além disso, foram 43 representações, sendo 16 junto à Controladoria Geral dos Órgãos de Segurança Pública, 21 junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), três junto à Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), duas junto à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e uma junto ao Conselho Nacional do Ministério Público.

O Centro de Apoio e Defesa do Advogado tem atuação na defesa intransigente das prerrogativas dos profissionais, sempre seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Secional, pela Diretoria e pela presidência da OAB-CE. Em parceria com a Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (CDPA), o Centro atende os advogados em tempo integral nas situações de violação das suas prerrogativas, impedimento na realização de suas atividades ou até mesmo para tirar dúvidas.

Antes da criação do órgão pela atual gestão, em 2010, a OAB-CE não tinha um instrumento que pudesse atender o advogado de maneira imediata quando ele enfrentava uma situação de violação do seu exercício profissional. “Antes do Centro, era preciso fazer um requerimento formal para a OAB e esperar que ele fosse apreciado. Hoje, a situação é resolvida na hora. Se o advogado estiver em uma delegacia, por exemplo, e o delegado não permitir que ele se aviste com o seu cliente, o órgão vai lá para atender a reivindicação”, destaca o coordenador do (CADAA), José Navarro.