O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Embaixada de Moçambique no Brasil vão estudar a elaboração de um acordo de cooperação para o intercâmbio de informações e experiências entre as duas instituições. A parceria foi discutida na última  terça-feira (26) pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, e pelo embaixador de Moçambique, Manoel Tomás Lubisse, em audiência no gabinete da Presidência do Conselho, em Brasília.

A ideia, segundo propôs o presidente da OAB, é fechar um protocolo de intenções para aproximar a advocacia brasileira e o governo de Moçambique, por meio de cursos jurídicos, intercâmbios de estudantes e profissionais e outras iniciativas. “Nossos países têm laços fortes, vamos transformar nossas agendas em agendas comuns, para concretizar ações”, disse Marcus Vinicius, lembrando que o Conselho Federal já recebeu advogados moçambicanos para participar do Programa de Capacitação e Estágio Profissional para Jovens Advogados, promovido pela entidade e pela União dos Países de Língua Portuguesa (UALP).

Por sugestão do conselheiro federal pelo DF José Rossini Corrêa, que também participou da reunião, a OAB fará um estudo, com o auxílio da Embaixada, sobre a possibilidade de atuação dos advogados de Moçambique no Brasil e dos profissionais brasileiros naquele país.

Ainda acompanharam a audiência o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira de Souza, o diretor-tesoureiro da entidade, Antonio Oneildo Ferreira, os conselheiros federais por Alagoas Felipe Sarmento e pelo Tocantins Gedeon Batista, e o conselheiro político da Embaixada de Moçambique, Afonso Chambe.

Fonte: OAB Nacional