O presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-CE, Renato Torres Abreu Neto, participou, no último dia 28, de encontro no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para tratar sobre o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) em âmbito nacional. Os dirigentes das Comissões de Direito e Tecnologia de todas as Secionais estiveram presentes à reunião com o vice-presidente da OAB nacional, Cláudio Pacheco Prates Lamachia.

Na ocasião, Renato Torres fez diagnóstico da situação do programa no Ceará e apontou dificuldades enfrentadas pela advocacia alencarina. Segundo informou, o PJe ainda não é didático para o advogado, principalmente para aqueles que militam há mais tempo e possuem certa resistência para adaptar-se às novas tecnologias. Assegurou, também, que a o suporte ao sistema ainda é precário e despreparado no auxílio ao advogado.

O presidente da Comissão de Informática Jurídica criticou a falta de unificação do PJe e alertou que essa situação implica em o advogado efetuar vários cadastros desnecessários no mais diversos portais jurídicos, tornando o que era para ser fácil, em algo burocrático e demorado. Outra preocupação de Renato Torres é quanto à estrutura do sistema. “Uma falha técnica pode implicar em prejuízo para alguma das partes envolvidas no litígio.

A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, ressalta, está realizando “ótimo trabalho” no que diz respeito ao incentivo da emissão da certificação digital para o advogado, realidade já presente em todo o País.