A secional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), a visita dos diretores da OAB Seção Rio Grande do Norte (OAB-RN). Os objetivos da visita foram verificar as operações funcionais da empresa responsável pelo sistema DataGED e, também, aprimorar a didática da Escola Superior de Advocacia potiguar com as práticas realizadas pela Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac).

Estiveram presentes à reunião o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade; o secretário geral Jardson Cruz e o tesoureiro Marcelo Mota. Representando a OAB-RN, a secretária geral adjunta, Cristina Daltro Menezes, o diretor tesoureiro Thiago Simonetti, o gerente administrativo Samaroni Cunha Monteiro, o consultor de TI Carlos Wagner e o diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) do Rio Grande do Norte, Venceslau Fonseca Junior.

De acordo com o tesoureiro Thiago Simonetti, a OAB-RN pretende instalar sistema semelhante ao DataGED até o início do próximo ano. “Estamos conhecendo o sistema de gestão processual e saber melhor da eficiência deste sistema para a instituição”, diz, acrescentando que a implantação deste sistema irá beneficiar todos os setores da OAB-RN, com destaque para os setores administrativos e processuais.

Após a visita, estima-se que o processo para a implantação do DataGED na OAB do Rio Grande do Norte seja iniciada até o fim do ano, garantindo o pleno funcionamento a partir de 2014.

Sobre o intercâmbio de experiências educacionais, o diretor da Escola Superior de Advocacia potiguar, Venceslau Carvalho, informou que a Fesac é considerada padrão de referência quanto ao ensino jurídico. “Queremos aproximar as escolas superiores no intuito de aprimorar a formação e qualificação em Processo Judicial Eletrônico (PJe). Atualmente, a ESA do Rio Grande do Norte está em total reestruturação e viemos aqui para aprender com o modelo que dá certo” enfatiza.