O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade, informou que enviará ofício, na próxima semana, às prefeituras do Estado sobre o piso salarial dos advogados. O anúncio foi feito durante a solenidade de posse dos novos delegados da OAB-CE no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), na manhã desta segunda-feira (13).

Em seu pronunciamento, Valdetário justificou argumentando que “não é justo o profissional passar cinco anos na faculdade e, após concluir o curso, tornar-se um profissional desvalorizado”.

O projeto de lei do deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), que prevê piso salarial de R$ 2.150,00 aos advogados no Ceará. Além de estabelecer um piso salarial, o projeto de lei prevê reajuste anual do salário, sempre no dia primeiro de janeiro do ano subseqüente, conforme variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou outro que o substitua.

A entrega do projeto de lei foi feita pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, em março do ano passado. A iniciativa é valorizar o trabalho da classe advocatícia e motivar a constante atualização e qualificação dos profissionais, tanto para os mais experientes quanto para os recém-egressos da faculdade.