O vice-presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), professor Cândido Albuquerque, estará, na próxima segunda-feira (5), em Brasília, para apresentar ao Conselho Federal as propostas apontadas para a reformulação do ensino jurídico no País.

De acordo com o professor Cândido, é preciso que haja uma reformulação do ensino do Direito no Ceará, com a readeaquação das disciplinas e uma aproximação da teoria e da prática. “Precisamos melhorar os mecanismos de avaliação e acompanhamento dos cursos. Esse mecanismo já existe, mas precisa ser realizado de forma mais frequente”, diz o professor.

As propostas foram apresentadas durante audiência pública sobre ensino jurídico realizada na manhã desta quarta-feira (31) na sala do Conselho da OAB-CE.

Entre os principais pontos destacados na audiência pública estão a atualização dos currículos e os critérios de acompanhamento do ensino junto às instituições que ofertam graduação em Direito e, também, incluindo àquelas que passarão a ofertar o curso.

Todas as propostas serão compiladas com as demais Secionais da OAB e entregue ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o professor e diretor acadêmico da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), Vanilo de Carvalho, a reformulação das grades curriculares vai proporcionar uma nova proposta do curso, servindo à sociedade e evitando o mercantilismo, adequando-o às mudanças sociais e ao desenvolvimento do país.