A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) anunciou, na noite da última quinta-feira (29) os vencedores das cinco categorias da primeira edição do Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos. A solenidade aconteceu na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e reuniu jornalistas, políticas e convidados para celebrar os 80 anos da instituição e os agraciados com o prêmio.

Foram distribuídos R$ 34 mil em prêmios. Na categoria internet (R$ 5 mil), a vencedora foi a jornalista e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Janayde Gonçalves, e a aluna Priscila Baima. O trabalho destacava a reforma política publicada no Blog do Laboratório de Jornalismo (Labjor) em julho passado.

Na categoria Telejornalismo (R$ 6 mil), os vencedores foram os jornalistas Diego Lage, Sandra Batista e Tayce Bandeira, na TV Jangadeiro, sobre plebiscito/reforma política.

Em Radiojornalismo (R$ 6 mil), o trabalho premiado foi de autoria de Raquel Chaves, Agostinho Gósson e Paulo Mamede. O trabalho foi veiculado na Universitária FM (107,9) e destacava as manifestações populares ocorridas no Brasil durante os jogos da Copa das Confederaçõres.

Na categoria Fotojornalismo (R$ 7 mil), o repórter fotográfico do Jornal O Povo, Edimar Soares levou o prêmio com o trabalho “Mulher Invisível”.

No Jornalismo Impresso, a OAB-CE destacou dois trabalhos publicados pelo Jornal Diário do Nordeste. A série “Excluídos – Quilombolas, Indígenas, Ciganos”, da editoria de Reportagem, de autoria dos jornalistas Maristela Crispim, Melquíades Júnior, Fernando Maia e Iracema Sales; dos fotógrafos Cid Barbosa Cid, Eduardo Queiroz e Alex Costa Costa; e do designer editorial Felipe Goes, receberam menção honrosa.

Já a equipe vencedora do prêmio de R$ 10 mil foi para a série “Sem proteção: meninos que matam, meninos que morrem”, publicada na editoria de Cidade, abordando a invisibilidade de crianças adolescentes vítimas ou autores de atos infracionais na Grande Fortaleza. Este trabalho foi escrito pelos jornalistas Erilene Firmino, Emerson Rodrigues e Vanessa Madeira.

Além dos jornalistas agraciados com o Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vanconcelos, a OAB-CE homenageou cinco profissionais da imprensa cearense que tenham se destacado pelos relevantes trabalhos prestados aos direitos humanos e à sociedade. A homenagem foi concedida ao jornalista Demitri Túlio, Nonato Albuquerque, Edilmar Norões, Adísia Sá. A coordenadora de comunicação da OAB-CE, Suzete Nocrato, também foi homenageada pela instituição em reconhecimento à sua dedicação e competência profissional.

Na ocasião, Gerarda Pompeu de Vasconcelos, esposa de Luís Cruz de Vasconcelos – ex-presidente da OAB-CE no período de 10 de novembro de 1977 a 31 de dezembro de 1985 e que dá nome ao prêmio de jornalismo – foi agraciada coma comenda.

Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vanconcelos representa uma valorização dos profissionais da imprensa cearense, como também possibilita um maior diálogo e abordagem da justiça social pelos jornalistas.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, destacou na solenidade que é papel importante neste momento a defesa da liberdade de expressão, e o prêmio favorece que mais reportagens com o foco na justiça social sejam publicadas.

Representando todos os jornalistas homenageados na noite de ontem, Adísia Sá destacou o respeito à OAB-CE quanto às causas sociais, principalmente nos temas mais recorrentes da atualidade, destacando que a mesma cidade que pauta a imprensa, é a mesma que pauta a OAB-CE para atuar em prol do desenvolvimento justo e igualitário.

A escolha dos trabalhos premiados foi feita por comissão julgadora composta pelos jornalistas Nilton Almeida, Adísia Sá, Miguel Macêdo e Wagner Borges, além do advogado Cleto Gomes.