O Conselho Secional da OAB-CE empossou em sessão ordinária, na tarde desta quinta-feira, 29, a Comissão de Direitos Humanos (CDH), que tem como presidente o conselheiro estadual Edimir Martins. A Comissão é formada, ainda, pelos conselheiros Francisco Jacinês Gurgel Luz (primeiro vice-presidente), Paulo Maria de Aragão (segundo vice-presidente), Raul Furtado Bacellar Neto (secretário geral) e Carlos Alberto Cavalcante Bandeira (secretário geral adjunto). Tem também como membros Abel Castelo Branco dos Santos, Ivan Carneiro Vieira, José Airton Paula Barreto, Charles de Almeida Krauze, Israel Hendrigo de Freitas e Dias, José Cláudio Camelo Timbó, Suzana Alcione de Souza Ribeiro Costa, Maria Iracema Maia de Oliveira, Maria Eneida Lima e Selma Maria Soares Furtado.

Durante a posse, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, lembrou que está havendo mudança de interpretação dos direitos humanos. Ela ampliou para a relação como meio ambiente e a evolução dos povos, razão pela qual a Comissão tem papel importante na entidade.  “Vivemos momento de prosperidade na América Latina, mas também de grandes dificuldades, de apartheid e de violência. Diante dessa realidade, a Ordem dos Advogados sem mantém firme na defesa dos direitos humanos”.

Ao agradecer a nomeação, Edimir Martins assumiu o compromisso de adotar postura de altivez no enfrentamento da problemática social do País, que, segundo ele, não respeita a dignidade de muitos brasileiros. “A OAB-CE será altiva, independente, colaborativa para tentar contribuir para que as mudanças necessárias não demorem muito tempo. Lutaremos pela cidadania e dignidade de todos nós”. Em discurso eloquente, Edmir Martins homenageou o advogado Airton Barreto, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Grande Pirambu.

Conselheiros parabenizaram os novos membros da Comissão de Direitos Humanos e se colocaram á disposição.  O presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Marcio Vitor Albuquerque, lembrou que o Brasil enfrenta diversas manifestações, exigindo atuação brilhante da CDH. “O conselheiro Edimir Martins fez na OAB-CE verdadeiro trabalho com o movimento Justiça Já. A Comissão de Direito Penitenciário estará ao lado de vocês pela dignidade humana”.

O conselheiro Xavier Torres falou de sua satisfação em acompanhar a posse de Edimir Martins na presidência da Comissão de Direitos Humanos. “Edimir é homem de luta, destemido e com vontade de enfrentar as resistências e as adversidades que o estado às vezes impõe aos menos favorecidos”.