A pesquisa IBOPE divulgada na última terça-feira (6), pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, revela que 78% da população é contrária as doações de empresas para campanhas, e 80% afirma que deveria haver um limite máximo pra uso de dinheiro público.

“O resultado deixa claro que este balcão de negociações em que se transformou o financiamento de campanhas não será mais tolerado pelo eleitor”, afirmou Marcus Vinicius.

O resultado da pesquisa IBOPE foi apresentado durante a mobilização nacional em prol da campanha “Eleições Limpas”. O secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Jardson Cruz, esteve presente à solenidade e destacou que o projeto de lei Eleições Limpas destacam diferentes pontos necessários para uma reforma política no país.

Jardson destaca que os principais pontos da reforma política devem “incidir sobre a forma de financiamento das campanhas, o voto transparente e a liberdade de imprensa”. Outro ponto com ampla aprovação é em relação à punição mais severa para a prática de caixa dois, que recebe o apoio de 90% dos entrevistados.

De acordo com o projeto de lei “Eleições Limpas”, responderão pelo crime de prática de caixa dois, além do candidato, os integrantes do comitê financeiro e quem efetuar a doação ilegal de recursos. As penas previstas são de dois a cinco anos de reclusão.