O secretário municipal da Educação, Ivo Gomes, se reuniu na tarde da última sexta-feira (06/09), com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Valdetário Monteiro, e com o vice-presidente da instituição, Ricardo Bacelar, na sede da SME.

Durante o encontro, o secretário firmou parceria com os dirigentes da Ordem para o projeto “OAB na Escola – uma aula de cidadania”. No próximo dia 21 de setembro, a OAB Ceará vai realizar encontro com aproximadamente 500 advogados e advogadas membros de comissões da OAB-CE, onde os mesmos serão convidados para ministrar palestras para alunos e pais sobre temas ligados a noções de cidadania e direitos básicos.A partir do início de outubro, o calendário das palestras nas unidades escolares será fixado para atender todas as 283 escolas do município de Fortaleza. O projeto, que já será iniciado esse ano, vai ocorrer na Capital até 2014.
Ainda durante o encontro, o vice-presidente da OAB, que é músico, assumiu compromisso de, voluntariamente e com apoio da Comissão de Cultura da Ordem, auxiliar a SME na implantação do projeto “Música nas escolas”, que terá início na rede municipal de ensino através do Programa Mais Educação.

“Também já estamos fechando uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para que o curso de música comece a capacitar os professores de artes de carreira do município”, apontou Ivo Gomes.
O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, ressaltou a luta da entidade em 2012 para efetivar a legislação nacional, aplicando o ensino da música nas escolas. “Com o apoio do Conselho Federal, a OAB Ceará debateu o tema nacionalmente, com destaque em jornais e TVs de todo o Brasil, alegria maior é ver que Fortaleza, entre as maiores cidades do país, promoverá o ensino da música nas escolas, pelo que conta com a nossa total colaboração.”

O presidente Valdetário Monteiro vem incentivando a participação da OAB Cearense na educação para a cidadania. “A OAB Ceará pode contribuir muito com o ensino do direito e o aprimoramento do exercício da cidadania, temos mais de quinhentos Colegas militando nas diversas Comissões da Ordem e que estão dispostos a colaborar com a educação em nosso Estado.”, salientou Monteiro.