O I Simpósio de Direito Previdenciário do Nordeste foi aberto na tarde desta quarta feira (13), em Fortaleza, reunindo 500 profissionais, entre advogados, profissionais e estudiosos da seguridade social. Até amanhã, eles vão discutir com os mais importantes doutrinadores brasileiros os temas atuais e polêmicos que movimentam os governos e tribunais, e que interessam diretamente a trabalhadores brasileiros, ativos ou aposentados. Entre os temas estão O Futuro das Revisões Previdenciárias após a decisão do STF sobre a Decadência, Contribuições Previdenciárias dos Profissionais Liberais e a Fiscalização da Receita Federal, e a Repercussões das Demandas Trabalhistas nas Relações Previdenciárias em face do Segurado.

O Simpósio é uma realização da OAB-CE, por meio da Comissão de Direito Previdenciário e Assistências Social, em parceria com o IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. No ato de instalação, o presidente da Seção da Ordem, Valdetário Monteiro, destacou a importância da atualização permanente para qualificar a prática advocatícia e defendeu que “é chegada a hora de a OAB tomar conta da formação do advogado no Brasil”. O presidente considerou um “novo desafio” para o advogado ter ferramentas e conhecimento para operar com os “46 diferentes sistemas de peticionamento eletrônico em uso nos mais diversos tribunais do país, seis só no Ceará”.  “Que a unificação venha rápido”, defendeu.