O enfrentamento à exploração e abuso de crianças e adolescentes em Fortaleza ganha reforço a partir desta quarta-feira (26), com a assinatura do Termo de Cooperação para execução do Projeto Golear em Fortaleza. A iniciativa é da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Seção cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), e conta, a partir da assinatura, com parceria da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa) e da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor).

As instituições formalizaram o acordo em cerimônia no Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão. Participaram da celebração o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; a secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo: e o representante da Câmara de Fortaleza, vereador Evaldo Lima.

A ideia do projeto é aproveitar a proximidade de um megaevento como a Copa do Mundo para somar forças e aumentar o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, sensibilizando a sociedade a fiscalizar ações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesse sentido, o cronograma de ações do Golear prevê realização de minicursos e palestras em escolas, debates em universidades e eventos de mobilização em pontos estratégicos, como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e praias da Capital.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, a iniciativa é uma forma de garantir a defesa das crianças e dos adolescentes não só no período da Copa do Mundo, mas em momentos posteriores. “É importante que as ações tenham esse caráter, de prevenir e punir a todos que cometem esse tipo de crime”, salientou. Valdetário esteve acompanhado do vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, e do secretário geral da instituição, Jardson Cruz.

A presidente da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB-CE, Mirella Tomás, o projeto “Golear – sem cuidar das crianças não tem jogo” é uma ação que será realizada em diversos pontos de Fortaleza, principalmente para orientar as pessoas para que elas também possam evitar que as crianças e os adolescentes sejam vítimas desse tipo de crime.

Para o secretário Ferruccio Feitosa, o projeto Golear vai deixar um legado importante para a sociedade cearense. “Devemos cuidar e proteger bem as nossas crianças. Muitas ações preventivas já são realizadas por diversas esferas do poder público e pela sociedade civil e o projeto Golear busca unir todas as forças em combate a qualquer abuso as nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

A secretária Patrícia Macêdo apontou que a promoção humana é uma das prioridades da Prefeitura de Fortaleza. “Ao assinar esse termo de cooperação com a OAB, a SecopaFor reforça a preocupação da administração municipal, em proteger a infância e a adolescência, uma das formas efetivas de assegurar aos futuros cidadãos e cidadãs uma vida digna e saudável”.

A concepção do projeto Golear contou com articulação com Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Poder Judiciário, Defensoria Pública, ministérios públicos, além de organizações não-governamentais.

Com informações da Secopa