A primeira reunião do ano do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-CE será realizada nesta sexta feira (14), na cidade de Crateús. Além do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, e do presidente anfitrião, Ismael Pedrosa Machado, confirmaram presença os diretores da Seccional e todos os presidentes das demais 11 subseções em funcionamento no Estado. Também participam um representante da CAACE e outro da FESAC. A reunião será realizada no Paladars Eventos, a partir de 9 horas. O encontro acontece quatro meses e meio depois da reunião de Juazeiro do Norte, encerrada com a divulgação de uma carta em que o Colégio pedia ao governo do Estado ações para conter o avanço da violência.

Segundo Ismael Pedrosa Machado, a cidade foi escolhida pela importância frente à região dos Sertões de Crateús, “onde o principal escopo desta gestão é estender os braços da OAB às regiões mais longínquas da Seccional, que fica na capital”. Identificado por manter um diálogo intenso com a Justiça, as polícias e o Ministério Público sediados em Crateús, o presidente da Subseção tem sido reconhecido como um intransigente defensor das prerrogativas do advogado. E por reivindicar junto aos fóruns das comarcas da região condições para a atividade advocatícia, especialmente as que asseguram o amplo acesso à Justiça. Machado falou ao site sobre suas expectativas para o encontro.

OAB-CE – Que realizações da sua Subsecção serão apresentadas ao Colégio?

Ismael Pedrosa Machado – A criação de uma tabela de honorários, de valores mínimos, compatível com a realidade da região. A construção da sala dos advogados na Delegacia de Polícia Civil de Crateús. E o convênio da Subsecção de Crateús com o Instituto Mentoring para a realização de cursos de pós-graduação, através do que já sendo realizada a terceira pós-graduação, em Direito e Processo Penal. Colocamos também internet em todas as salas dos advogados da comarca de Crateús e internet na sala dos advogados da comarca de Ipueiras, entre outras ações.

OAB-CE – Que problemas mais graves os advogados e a advocacia têm enfrentado nas comarcas da sua Subsecção?

IPM – A falta de juiz titular, a falta de servidores do Tribunal e a morosidade dos Juizados Especiais.

OAB-CE – Que sugestões a sua Subsecção leva ao encontro, para melhorar a atuação do advogado?

IPM – Primeiro, a realização de um mutirão cível nas comarcas. Vamos sugerir também a realização de convênios da CAACE nas cidades que pertencem à Subsecção, o que aliás está em andamento. E o que também já está em curso, que é a instalação de internet nas salas dos advogados de todas as cidades que pertencem à Subsecção.