Conferência_SegurançaDireitos Humanos e Segurança Pública foi o tema da primeira palestra desta sexta feira (09), na programação da Conferência Estadual da OAB do Ceará, realizada desde a quarta feira (7), no auditório do prédio anexo da Assembleia Legislativa. O vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-CE, Maurício Queiroz, realizou a mediação do debate, que teve como palestrante a defensora pública, Amélia Rocha, para quem os Direitos Humanos “são amigos dos policiais”, e não inimigos.

Amélia Rocha relacionou os índices de criminalidade à reduzida ação do poder público. “A ausência do Estado acaba criando um ambiente mais propenso para a criminalidade”, afirmou. A defensora disse que a cobrança pelos Direitos Humanos e o combate à insegurança não devem ser feitas apenas ao Estado. “O direito humano é algo de que todos nós devemos ser agentes, na atitude de cada um”, concluiu.

O presidente da Associação dos Policiais Militares, Flávio Alves Sabino, afirmou que por muitas vezes os Diretos Humanos aos policiais são esquecidos, faltando reconhecimento desses profissionais da segurança pública. “Os Direitos Humanos que defendemos são castrados e negados aos policiais militares”, disse.

Para o presidente da Comissão de Políticas Urbanas e Direito Urbanístico da OAB-CE, Laécio Noronha, o governo nunca investiu tanto em segurança pública, contudo o Estado nunca esteve tão inseguro. Laécio questionou o método do Governo do Estado no tratamento da insegurança no Ceará.