Painel 3.1O desembargador José Antônio Parente questionou a qualidade do ambiente laboral e comparou a defesa do meio ambiente com a defesa de um local adequado para exercer qualquer atividade profissional. O pronunciamento foi feito durante a realização do terceiro painel “Direitos Humanos e Trabalho” durante a Conferência Estadual da OAB, que acontece até sexta-feira (9), no auditório anexo da Assembleia Legislativa.

Para o desembargador, o mundo do trabalho ocupa um espaço vital em cada cidadão. De acordo com a advogado, presidente da Comissão de Direito do Trabalho e presidente da mesa da ocasião do referido painel, Katianne Wirna, o debate sobre Direitos Humanos e Trabalho é importante devido à situação em que encontram-se as relações de trabalho e o capital. “É importante questionar se o direito à vida é resguardado no ambiente do trabalho também”, destacou.

Para a presidente da Fecomércio, Cice Telles, trazer emprego e renda é uma condição valorosa, da mesma forma que pensar em formas de como o trabalhador do Brasil vai se comportar daqui há cinco, dez anos. “Teremos emprego para todos? A relação trabalhista deve ser baseada no bom senso. Quanto melhor o empregador e o trabalhador, melhor a empresa”, avalia.

O secretário geral da CUT, Hélder Nogueira, a qualidade do trabalho tem sido colocada em cheque principalmente pelos constante conflitos políticos travados entre a classe operária e a empregadora. “Na sociedade brasileira e no mundo há uma disputa de projetos políticos. Na disputa contemporânea, com base no modelo neoliberal, há um combate ao movimento sindical”, afirma.

Para o advogado e conselheiro federal da OAB-CE, Kennedy Linhares, não há como debater trabalho sem incluir a garantia dos direitos trabalhistas a cada profissional. “Trabalho é humano. Não existe trabalho fora da humanidade. Trabalho só existe em função do ser humano”, conclui.

A Conferência Estadual da OAB acontece até amanhã (sexta-feira, 9), no auditório da Assembleia Legislativa e é organizada pelo secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz. As inscrições são gratuitas.